Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Carlos Albuquerque 28 de Outubro de 2014 às 00:01

Inovação e liberdade

A liberdade de ação é a fonte de criação de valor social. Só em mercados com funcionamento livre se geram os incentivos fundamentais à inovação. Dando asas à capacidade de criação e de descoberta de oportunidades dos verdadeiros empreendedores.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

 

A FRASE...

 

"Em média, cada agregado familiar que compra online gastou, no ano passado, 600 euros na Internet. No total, o comércio online representou 2600 milhões de euros em 2013, um valor que tem vindo a crescer..."

 

Estudo da SIBS, Público, 24 de outubro de 2014

 

A ANÁLISE...

 

Continuamos com o discurso muito marcado por quem diz conhecer a fórmula mágica do crescimento. As propostas são sempre as mesmas. Mas agora com a magia do município. E um novo maestro. Pena que não dirija a orquestra da União. Ou das Nações Unidas. Teríamos o mundo a crescer. A pobreza a desaparecer. A felicidade em rios de novos empregos. E o maestro a movimentar a varinha do intervencionismo miraculoso. Na demagogia que já é hábito de muitos anos.

 

Às vezes basta ver que o futuro se constrói mesmo à nossa frente. E entender os exemplos concretos de crescimento e criação de riqueza. A internet desenvolve-se num ambiente de liberdade. Criam-se empresas inovadoras. Originam-se novos serviços. Novos modelos de comercialização de produtos tradicionais. Altera-se em cada dia o funcionamento dos mercados financeiros. Rasgam-se fronteiras. Eleva-se a qualificação de milhões de novos postos de trabalho. Faz-se chegar o conhecimento a locais perdidos e abandonados. Nascem verdadeiras entidades globais. Ligam-se pessoas. Criam-se novos relacionamentos. Emergem moedas de emissores particulares. É o mercado a funcionar. É a liberdade a criar poder, riqueza e valor social em todo o mundo.

 

A liberdade de ação é a fonte de criação de valor social. Só em mercados com funcionamento livre se geram os incentivos fundamentais à inovação. Dando asas à capacidade de criação e de descoberta de oportunidades dos verdadeiros empreendedores. Sejam empresários ou trabalhadores.

 

Este artigo está em conformidade com o novo Acordo Ortográfico.

 

Este artigo de opinião integra A Mão Visível - Observações sobre as consequências directas e indirectas das políticas para todos os sectores da sociedade e dos efeitos a médio e longo prazo por oposição às realizadas sobre os efeitos imediatos e dirigidas apenas para certos grupos da sociedade.

maovisivel@gmail.com

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Mais lidas
Outras Notícias