Carlos Albuquerque
Carlos Albuquerque 18 de fevereiro de 2014 às 00:01

A estabilidade da luta diária

A política vive de tensões e distensões. De lutas ideológicas e consensos pragmáticos. De interesses e contra-interesses. Das volúpias de hoje contra a defesa do amanhã.

 

A FRASE...

 

"Até 2020, esse acordo [entre PS e PSD ] terá de existir e ser sólido, o país não resiste a este pingue-pongue. Nem o país nem a paciência das pessoas."

 

Marçal Grilo, a Maria João Avillez, Público, 16 de fevereiro de 2014

 

A ANÁLISE...

 

A ação política tem dois níveis. O nível constitucional, estrutural, mediato, de longo prazo. O nível governativo, concreto, real e imediato, de curto e médio prazo. Com a UE, os planos duplicam-se. De duas para quatro dimensões. Uma matriz de dois por dois. Dois níveis constitucionais. Dois níveis governamentais. O nível do país. O nível da União.

A política vive de tensões e distensões. De lutas ideológicas e consensos pragmáticos. De interesses e contra-interesses. Das volúpias de hoje contra a defesa do amanhã. Da função como emprego contra o desempenho da função. De disputas correntes na ação governamental. De discórdias mais fundantes na construção constitucional.

O consenso global é o cerne da democracia. Como princípio. As molduras eleitorais são as suas técnicas de ação. Como elementos operativos. Maiorias qualificadas no ciclo constitucional, para aproximar a unanimidade. Maiorias simples no ciclo eleitoral, para gerar governabilidade. Os direitos fundamentais e os equilíbrios orçamentais, na constituição. E nos tratados da união. Enquadrando os governos. Limitando as demagogias. Defendendo o futuro. Dando voz às gerações vindouras.

O grande entendimento, em democracia, é constitucional. Sentido de todo um povo. É obrigatório um acordo constitucional muito alargado. Dá vida à democracia. É tarefa de estadistas. E catalisa o desenvolvimento do país. Na estabilidade da luta diária. E na luta diária pela estabilidade. Seremos capazes?

Este artigo de opinião foi escrito em conformidade com o novo Acordo Ortográfico.

Este artigo de opinião integra A Mão Visível - Observações sobre as consequências directas e indirectas das políticas para todos os sectores da sociedade e dos efeitos a médio e longo prazo por oposição às realizadas sobre os efeitos imediatos e dirigidas apenas para certos grupos da sociedade.

Marketing Automation certified by E-GOI