Cronista
Joaquim Aguiar
Joaquim Aguiar Maioria estável e coerente 14.01.2019 Joaquim Aguiar
Trump exerce o seu poder instável e incoerente na escala mundial, o que significa que se está no caminho estratégico que conduz ao desastre.
Joaquim Aguiar Partidos e sociedade 17.12.2018 Joaquim Aguiar
Quando conquistam o poder, não conseguem exercer o poder que conquistaram, e a sociedade fica sem partidos – mas usa coletes amarelos que sinalizam o acidente.
Joaquim Aguiar O poder no vazio 03.12.2018 Joaquim Aguiar 57
É impossível que os dirigentes políticos europeus não saibam que o mundo mudou. O problema é que os responsáveis políticos europeus sabem que os eleitorados europeus não querem aceitar as implicações dessa transformação.
Joaquim Aguiar Fragmentação do Ocidente 12.11.2018 Joaquim Aguiar 82
A actual liderança americana conduziu a sociedade para a vizinhança de um ponto de guerra civil, que não será disputada para impedir novas vagas migratórias.
Joaquim Aguiar O padrão monetário 08.11.2018 Joaquim Aguiar
Um padrão monetário (ouro, dólar, bancor ou euro) não é uma questão de soberania nacional, é um dispositivo de gestão de equilíbrios e um promotor de disciplina política.
Joaquim Aguiar O lugar geométrico 22.10.2018 Joaquim Aguiar
Pela sua natureza, a União Europeia, nas suas instituições e nas suas condições de funcionamento, é incompatível com o nacional-populismo. Os lugares geométricos (dos partidos, do eleitorado, da legitimidade) para as eleições europeias serão outros.
Joaquim Aguiar A História continua 08.10.2018 Joaquim Aguiar
Trump não é um traidor ao serviço dos soviéticos ou dos seus herdeiros russos. Ele é um representante de uma facção da sociedade americana atemorizada com a sua decadência demográfica e assustada com a imigração.
Joaquim Aguiar Portugal dos pequeninos 26.09.2018 Joaquim Aguiar
Mudou a União Soviética para Rússia, mudaram os Estados Unidos com Trump, mas a escolha do Partido Comunista Português permanece na mesma - não aprende nada, nem esquece nada.
Joaquim Aguiar O método estrábico   24.09.2018 Joaquim Aguiar
A terapêutica de Salvini implica o agravamento dos sintomas da doença até que outros métodos mais radicais venham a ser usados: a expulsão da União Europeia ou o fim da União Europeia.
Joaquim Aguiar Nós sem os outros 05.09.2018 Joaquim Aguiar
Para os que confiaram na dialéctica da História e nos mitos do progresso eterno, o ressurgimento do nacionalismo na Europa do século XXI é uma oportunidade para fazerem um curso rápido de actualização de conhecimentos.