Cronista
Joaquim Aguiar
Joaquim Aguiar A loucura do imperador 19.08.2019 Joaquim Aguiar
O imperador louco só pode ser travado pelas consequências, é a evidência dos efeitos que o travará, mas só depois de ter destruído o que antes foi feito, provocando um ambiente de desconfiança que já não será possível corrigir - e é isso que identifica o fim do império.
Joaquim Aguiar A força das coisas 12.08.2019 Joaquim Aguiar 22
No truque desta mistificação, recebem um bónus: prescrevem os crimes cometidos a coberto das ilusões antigas porque já não há quem as defenda.
Joaquim Aguiar Patrimonialismo 05.08.2019 Joaquim Aguiar
Nas eleições portuguesas (e este é um traço histórico de longa duração), não se escolhe entre políticas de esquerda e de direita, mas sim entre diferentes configurações das redes distributivas que vão ser alimentadas pelas rubricas do Orçamento de Estado.
Joaquim Aguiar Do fim para o princípio 30.07.2019 Joaquim Aguiar
Donald Trump, Boris Johnson e Vladimir Putin encerram uma fase da evolução da União Europeia, que continua a ser necessária, mas terá de ter outra forma política. A União Europeia do Tratado de Lisboa chegou ao fim.
Joaquim Aguiar O fim dos impérios 23.07.2019 Joaquim Aguiar
A União Europeia é uma escala - e esta é a diferença estratégica crucial, porque é por isso que a União Europeia é o que as nações e os Estados da Europa não podem ser.
Joaquim Aguiar Política e Justiça 17.07.2019 Joaquim Aguiar 58
Há uma terceira via, que é escolhida por aqueles que não viram, não ouviram e não falaram, apesar das longas horas passadas em reuniões partidárias e em reuniões de conselhos de ministros. Esses são os verdadeiros comprometidos com os crimes políticos.
Joaquim Aguiar A conjuntura na estrutura 08.07.2019 Joaquim Aguiar
Quem não vê, ou não se interessa por ver, o que acontece na profundidade da estrutura e apenas observa a conjuntura da actualidade vai ser surpreendido quando tiver de enfrentar uma nova crise financeira, porque desta vez será diferente.
Joaquim Aguiar Um partido a mais 04.07.2019 Joaquim Aguiar
Quando um tem uma estratégia de crescimento, o outro está contra, mas quando chega ao poder vê-se obrigado a fazer o que antes rejeitava. Quando acaba a música, o que conta é se houve ou não crescimento económico.
Joaquim Aguiar A arte do possível 26.06.2019 Joaquim Aguiar
A comissão parlamentar de inquérito aos créditos concedidos pela Caixa Geral de Depósitos e à sua utilização nos acontecimentos do Banco Comercial Português em 2007 e 2008 permitiu voltar a ver protagonistas que derreteram a cera do mel das abelhas com que fizeram as asas.
Joaquim Aguiar Direita e esquerda 17.06.2019 Joaquim Aguiar 54
Podem repetir-se as eleições que a resposta do eleitorado será sempre a mesma, porque o que lhe é apresentado para escolher também será sempre o mesmo.

Marketing Automation certified by E-GOI