Cronista
Joaquim Aguiar
Joaquim Aguiar Regime de rendimentos decrescentes 18.09.2019 Joaquim Aguiar
Entretidos a distribuir, estes amigos parlamentares esqueceram-se de competir e não trouxeram nada de novo a uma economia estagnada com uma população em processo de envelhecimento rápido e irreversível.
Joaquim Aguiar Memória para o futuro 11.09.2019 Joaquim Aguiar
Recordar não é o mesmo que perceber, e a memória não é um indicador de confiança para sustentar a prospectiva.
Joaquim Aguiar Maioria absoluta, para quê? 02.09.2019 Joaquim Aguiar
Os autores da legislação eleitoral escolheram o sistema proporcional nas eleições para a Assembleia da República com a intenção expressa de não promoverem maiorias eleitorais de um só partido, mas também porque, ao escolherem como critério principal a representatividade do pluralismo, relegaram para segundo plano, ou para o período após as eleições, a questão da governabilidade.
Joaquim Aguiar O que for preciso 26.08.2019 Joaquim Aguiar
António Costa subordina-se voluntariamente ao que forem as suas circunstâncias e é esta limitação que o impede de governar, de ter um desígnio, de ter uma ideia para Portugal, de ser ele quem produz as suas próprias circunstâncias.
Joaquim Aguiar A loucura do imperador 19.08.2019 Joaquim Aguiar
O imperador louco só pode ser travado pelas consequências, é a evidência dos efeitos que o travará, mas só depois de ter destruído o que antes foi feito, provocando um ambiente de desconfiança que já não será possível corrigir - e é isso que identifica o fim do império.
Joaquim Aguiar A força das coisas 12.08.2019 Joaquim Aguiar 22
No truque desta mistificação, recebem um bónus: prescrevem os crimes cometidos a coberto das ilusões antigas porque já não há quem as defenda.
Joaquim Aguiar Patrimonialismo 05.08.2019 Joaquim Aguiar
Nas eleições portuguesas (e este é um traço histórico de longa duração), não se escolhe entre políticas de esquerda e de direita, mas sim entre diferentes configurações das redes distributivas que vão ser alimentadas pelas rubricas do Orçamento de Estado.
Joaquim Aguiar Do fim para o princípio 30.07.2019 Joaquim Aguiar
Donald Trump, Boris Johnson e Vladimir Putin encerram uma fase da evolução da União Europeia, que continua a ser necessária, mas terá de ter outra forma política. A União Europeia do Tratado de Lisboa chegou ao fim.
Joaquim Aguiar O fim dos impérios 23.07.2019 Joaquim Aguiar
A União Europeia é uma escala - e esta é a diferença estratégica crucial, porque é por isso que a União Europeia é o que as nações e os Estados da Europa não podem ser.
Joaquim Aguiar Política e Justiça 17.07.2019 Joaquim Aguiar 58
Há uma terceira via, que é escolhida por aqueles que não viram, não ouviram e não falaram, apesar das longas horas passadas em reuniões partidárias e em reuniões de conselhos de ministros. Esses são os verdadeiros comprometidos com os crimes políticos.

Marketing Automation certified by E-GOI