Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

A ilusão da política

16.09.2020

A política sem ilusões é uma questão de avaliação das possibilidades, as que a realidade efectiva das coisas autoriza e as que os opositores não inviabilizam: sem capital não haverá trabalho e sem União Europeia não haverá financiamento da dívida - poderá haver discurso político, mas não haverá estratégia política.

Política e economia

09.09.2020

A preferência pela protecção do Estado é uma ilusão ideológica. A realidade efectiva das coisas está nos mercados, onde é feita a articulação da esfera económica com a esfera social. Não há Estado sem mercados.

Maioria estável e coerente

03.09.2020

A aritmética pode estabelecer uma maioria, mas só a coerência do que se soma pode oferecer a estratégia ao poder político - e se um poder político não tem uma estratégia será só uma aritmética de conveniências.

Distribuir sem competir

26.08.2020

Nestas circunstâncias, distribuir o que existe para sustentar a procura interna sem competir para conseguir aumentar o que há para distribuir é uma receita segura para imobilizar a economia e para destruir o capital sem o qual não haverá nem empresas nem emprego.

A questão da dívida

20.08.2020

É a dívida, através do dispositivo instalado para a controlar, que faz acontecer a união de políticas na União Europeia. A união de políticas na União Europeia não é um projecto, é uma necessidade imposta pela dívida e tornada inevitável pela crise da peste da covid-19.

O contágio na política

13.08.2020

A política depois da peste não poderá pretender retomar os padrões de orientação, os confrontos e as métricas do passado. Terá de ter a humildade e o sentido de convergência de quem avança para um mundo novo - e tendo de pagar os erros cometidos no mundo antigo.

Veteranos e iludidos

06.08.2020

Portugal vai continuar a fazer rotundas (que os veteranos já conhecem, mas os iludidos imaginam que são estradas) ou vai assumir o seu destino de construir a sua escala no exterior?

Revisão da matéria dada

23.07.2020

Mas a condição suficiente, que complementa a condição necessária, é penalizar os que escolhem o silêncio e a cumplicidade para não denunciarem o fim das ilusões.

A força das crises

08.07.2020

A empresa do sector do transporte aéreo que é a TAP não resiste à força desta crise se insistir em ser pensada na perspectiva estratégica e na escala nacionais.

Das soberanias para as políticas comuns

29.06.2020

Ou a união de políticas para a Europa aproveita os recursos da união monetária e a escala do mercado interno comum, ou os Estados soberanos europeus serão Estados sem poder e sem defesa, cisnes moribundos cercados por cisnes negros.

As três crises

22.06.2020

A Europa da união monetária precisa da união bancária e da união fiscal para poder constituir uma unidade estratégica e resolver a crise dos Estados nacionais europeus.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio