Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião

BCE, FMI e o protagonismo na solução da crise

Tópicos - as palavras que fazem as notícias do mundo

  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
1. BCE, FMI e o protagonismo na solução da crise
Será apenas uma trégua natalícia dos mercados que deixa a zona euro respirar? Ou as medidas contra a crise tomadas pela União Europia no início do mês "serão provavelmente suficientes" como espera o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker?

Só o tempo o dirá. Mas o alívio da pressão veio expor as diferenças entre instituições que até aqui imaginávamos coesas. Jurgen Stark, membro do Conselho Executivo do Banco Central Europeu, deu uma entrevista ao Die Welt onde alerta contra o uso de recursos do Fundo Monetário Internacional para ajuda à zona euro: "é uma tentativa de contornar a proibição de financiamento monetário direto na Europa".

Stark acha que o envolvimento do FMI - cujo dinheiro é historicamente mais barato que o do BCE - exporá a Europa a pontos de vista de organismos internacionais, perdendo independência e auto-determinação. Estarão os dois organismos a concorrer pelo protagonismo?



2. NYSE
O maior operador de bolsa do mundo pode nascer da fusão da Deutsche Bourse com a NYSE. As autoridades americanas aprovaram o negócio. Com uma pequena condição: a International Securities Exchange, filial da bolsa alemã, terá de vender a participação que detém no quarto operador americano. Falta a concordância do regulador europeu, que não vê com bons olhos o surgimento de um monopólio sobre os mercados europeus de derivados. Em fevereiro haverá uma resposta.


3. Soraya Sáenz de Santamaría
Um nome a fixar, o da vice-presidente e porta-voz do novo governo espanhol. Nas vésperas do Natal veio pedir a colaboração do sistema financeiro no seu saneamento e reestruturação no primeiro semestre de 2012. Uma das medidas prometidas por Mariano Rajoy na campanha eleitoral, na qual Sáenz de Santamaría insistiu no fim do seu primeiro Conselho de Ministros. Para já, é só marcar o ponto: ainda não há reuniões agendadas com o setor.



"Tópicos" é uma ferramenta do Negócios que faz pesquisa inteligente das notícias de economia mundiais. Clique aqui e saiba mais
Ver comentários
Saber mais opinião nuvem
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias