Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião

Costa Concordia afunda ações da Carnival Corp.

Tópicos, as palavras que fazem as notícias do mundo.

  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
1. Costa Concordia afunda ações da Carnival Corp.
Além da contabilidade das mortes e da prisão do comandante Francesco Schettino, o naufrágio do paquete de turismo Costa Concordia afundou a holding proprietária. A americana Carnival Corporation detém o navio através da Costa Cruises, o maior operador de cruzeiros da Europa.

Com sede na Florida, está cotada nas bolsas de Nova Iorque e Londres. O pior foi o mercado londrino: o preço das ações chegou a cair 30% mas fechou nos 21% - contas feitas, evaporaram-se 1.200 milhões de euros de capitalização. A empresa estima o impacto imediato do acidente em 70 milhões de euros a menos no lucro anual - o valor da provisão ontem feita para cobrir os prejuízos.

Mas os custos totais são difíceis de estabelecer nesta altura. Até porque há a questão dos seguros: a Carnival diz ter uma cobertura de 23 milhões de euros para danos com o navio e mais 7,8 milhões para danos pessoais, resta saber como reagirão as suas seguradoras.



2. Europa
A notação da Standard & Poor's colocou a Europa novamente no centro das atenções mundiais. Teme-se uma "espiral negativa" e o colapso da confiança se entretanto os decisores políticos não tomarem medidas. A estagnação do crescimento e o desaparecimento dos empregos são a consequência da "via única" da austeridade. E o mundo sofre por tabela: a degradação europeia fez cair as bolsas asiáticas na abertura da semana.



3. Mariano Rajoy
O novo chefe do Governo espanhol acha que é compatível recuperar a situação económica e não penalizar os contribuintes. Embora advertindo que "nada é para sempre", Rajoy assegurou que não prevê aumentar os impostos este ano. Diz ter a reforma laboral quase pronta e apoia a taxa sobre as transações europeias defendida pelo colega francês. Um discurso desalinhado com o resto da Zona Euro. Irão os ventos mudar a partir de Espanha?



"Tópicos" é uma ferramenta do Negócios que faz pesquisa inteligente das notícias de economia mundiais. Clique aqui e saiba mais
Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias