Paulo Querido
Paulo Querido 03 de fevereiro de 2013 às 23:43

Dow Jones nos 14.009 pontos: Wall Street está de volta a 2007

Tópicos - as palavras que fazem as notícias do mundo

1. Dow Jones nos 14.009 pontos: Wall Street está de volta a 2007

Os dados estatísticos mais importantes da economia americana — emprego e atividade industrial — mostraram que a recuperação está em andamento, ainda que modesto. Na sexta-feira a bolsa de Nova Iorque deu um pulo: o índice Dow Jones fechou acima de 14.000 pontos, o que sucede pela primeira vez desde outubro de 2007.


Mais precisamente, atingiu os 14.009 pontos, um ganho de 1,08% face à sessão anterior. Na mesma velocidade avançou o índice Standard & Poor's 500, que valorizou 1,01% e também voltou ao nível de 2007. E o Nasdaq, índice tecnológico, mostrou-se ainda mais confiante ao subir 1,18%. Com esta alta, Wall Street encerrou um ciclo de quatro semanas de forte afluência de dinheiro às ações.


Foram 55.000 milhões de dólares num mês — a maior injeção de dinheiro fresco em 16 anos. Havia muito dinheiro parado à espera de melhores oportunidades, explicam os analistas. É cedo para tirar mais conclusões.

 

 

 

2. MARIANO RAJOY/LUIS BÁRCENAS

Fica para a história como o caso Bárcenas — o apelido do ex-tesoureiro do Partido Popular que fazia a contabilidade paralela do partido. Mariano Rajoy negou ter recebido por debaixo da mesa. O escândalo do "dinheiro negro" já conduziu a uma declaração presencial inovadora: o primeiro ministro só apareceu em video. Pode enfrentar uma moção de censura. E em 24 horas uma petição a pedir a sua demissão registou 750.000 assinaturas — a mais rápida da história, até ver.

 

 

 

3. BARCLAYS

Aguarda-se que o diretor financeiro do Barclays se demita. No Conselho de Administração do banco desde 2007, Chris Lucas é um dos raros executivos de topo que sobreviveu ao escândalo Libor. Lucas é um dos 4 executivos sob investigação num caso que envolve a Qatar Holding. É improvável que receba alguma bonificação na  hora da despedida. O Barclays comunicará hoje mesmo a decisão ao mercado, mas desconhece-se quem será o sucessor.

 

 

 

"Tópicos" é uma ferramenta do Negócios que faz pesquisa inteligente das notícias de economia mundiais. Consulte e saiba mais em www.negocios.pt

pub

Marketing Automation certified by E-GOI