Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião

Draghi lançou duche gelado sobre a cimeira do euro

Tópicos as palavras que fazem as notícias do mundo

  • Partilhar artigo
  • ...
1. Draghi lançou duche gelado sobre a cimeira do euro
Um autêntico duche gelado. Mario Draghi recusou ser empurrado para o reforço da aquisição de dívida soberana pelo Banco Central Europeu - e os mercados vieram abaixo. O euro perdeu força face ao dólar mas as maiores quedas deram-se em títulos de bancos - os primeiros beneficiários da política recusada pelo BCE.

E isto apesar de Draghi ter anunciado também um pacote de medidas de apoio à banca, nomeadamente a extensão até 3 anos das taxas fixas para montantes ilimitados, até agora aplicáveis apenas em empréstimos pelo máximo de um ano, e a descida da taxa de referência para 1%.

A tendência depressiva dos investidores foi acentuada pelo BCE precisamente na véspera de nova - há quem diga que é a última - tentativa para impedir o fim da moeda única. Não admira que, num inquérito de popularidade realizado pela Bloomberg, o Fed tenha sido claramente preferido ao BCE enquanto gestor da crise.



2. Deutsche Bank
A polícia de Francoforte confirmou ontem de manhã ter sido interceptada uma carta-bomba enviada a Josef Ackermann, endereçada pessoalmente ao presidente do Deustche Bank, e identificada no serviço de correio do banco. Os primeiros suspeitos, o movimento "Ocupem Francoforte", descartaram-se desde logo. A autoria será de um grupo anarquista italiano, a FAI - Federazione Anarchica Informale. Toda a gente se apressou a minimizar o incidente.



3. Tesco
O retalhista britânico abordou o seu terceiro período fiscal com uma agressiva campanha de preços baixos, mas nem isso o safou: as contas do trimestre desapontaram os acionistas. A Tesco contrapôs vai manter a campanha acreditando que esta aumentará volume de negócio e aponta como responsável a pressão sobre os consumidores britânicos, com o aumento do custo de vida, o desemprego a aumentar e os salários a diminuirem. E as vendas internacionais até subiram



"Tópicos" é uma ferramenta do Negócios que faz pesquisa inteligente das notícias de economia mundiais. Clique aqui e saiba mais




Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias