Paulo Querido
Paulo Querido 29 de novembro de 2012 às 00:08

Mais 37.000 milhões públicos para sanear bancos espanhóis

Tópicos- as palavras que fazem as notícias do mundo

1. Mais 37.000 milhões públicos para sanear bancos espanhóis

A notícia do dia nos sites noticiosos foi o plano de reestruturação dos quatro bancos espanhóis aprovado pela Comissão Europeia. O Estado espanhol fora obrigado a nacionalizar os bancos BFA-Bankia, Novagalicia, Catalunya Bank e Banco de Valencia. Para terminar a limpeza e devolver - lá para 2017 - os bancos ao setor privado em condições de voltarem a dar lucro, o erário público europeu vai ser sujeito a mais um esforço brutal: 37.000 milhões de euros vão ser injetados naqueles 4 bancos.

A parte de leão, quase metade, é para o Bankia, intervencionado já este ano para evitar o colapso e o pânico dos 12 milhões de espanhóis seus clientes: recebe 18.000 milhões.

Foi o comissário europeu para a Concorrência, Joaquin Almunia, quem anunciou a decisão e o pagamento da ajuda do Mecanismo Europeu de Estabilidade. A limpeza sujeitará os bancos a um emagrecimento de até 60% das suas "gorduras": vão fechar sucursais e despedir funcionários.

 

2. Amazon

A Amazon tem estado na berlinda no Reino Unido, onde aproveitou o excelente clima fiscal para faturar mais de 8.600 milhões de euros em 2 anos e pagar apenas 2,85 milhões de impostos. O escândalo talvez afete as vendas natalícias. A polémica estende-se a França: o diretor-geral da Fnac denunciou a atribuição de subsídios estatais à Amazon apesar desta não pagar impostos. Aliás, o fisco francês já reclamou 252 milhões de euros de impostos em atraso.

 

3. Barack Obama

O presidente dos Estados Unidos tem um desafio tremendo pela frente: evitar o abismo fiscal. Barack Obama começa a operação Fiscal Cliff hoje: almoça na Casa Branca com Mitt Romney. O vencido das eleições não está em maré de ajuda, mas pode não ter outro remédio: Obama vai usar a sua artilharia mediática para pressionar a oposição e o Congresso, convocando todo o país para uma tarefa verdadeiramente nacional.

"Tópicos" é uma ferramenta do Negócios que faz pesquisa inteligente das notícias de economia mundiais. Consulte e saiba mais em www.negocios.pt

Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI