Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Paulo Querido paulo@querido.pt 30 de Setembro de 2011 às 11:21

Nokia despede mais 3.500 e deslocaliza fábrica

Tópicos as palavras que fazem as notícias do mundo

  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
1. Nokia despede mais 3.500 e deslocaliza fábrica
Já se sabia que a Nokia vive tempos difíceis. Em Abril ecoou a notícia de um redução de 12% nos empregados. Mas o anúncio de ontem era inesperado. A empresa vai eliminar mais 3.500 postos de trabalho e vai fechar uma fábrica na Roménia, transferindo a produção para novas unidades mais eficientes na Ásia.

As ações subiram 2%, premiando a decisão que Stephen Elop, o CEO, justifica como a continuação do esforço para "ir ao encontro da procura de smartphones e preparar a Nokia para a colaboração com a Microsoft". O downsizing é crucial para a sobrevivência da empresa, que teve um prejuízo de 368 milhões de euros no último trimestre fiscal.

Pior é que mais 6% da sua força de trabalho vai para o desemprego. A deslocalização a afetar o emprego também na Europa, e com toda a força, como era de esperar. Mas esse problema não é da Nokia. É da nossa organização económica.



2. Banco Central
O diretor de Política Económica reconheceu que a inflação foi elevada no último ano no Brasil - mas prevê que vá baixar a breve prazo. Carlos Hamilton acha que o país beneficiará de uma onda desinflacionária que percorrerá o mundo a partir do quarto trimestre, prolongando-se em 2012. Uma desinflação com origem não nas políticas monetárias, mas "noutras fontes". Ou seja, no arrefecimento da economia provocado pela crise.



3. Angela Merkel
A chanceler alemã registou uma importante vitória política: o parlamento alemão fez-lhe a vontade e aprovou o aumento do fundo de resgate para a Zona Euro. Foi uma maioria muito sólida, de 523 votos a favor e 85 contra. A Alemanha garantirá 211.000 milhões de euros para o fundo. Faltam ainda outros países da zona ratificarem o aumento - mas o sinal de Angela Merkel é importante. E a aposta dela, total.



“Tópicos” é uma ferramenta do Negócios que faz pesquisa inteligente das notícias de economia mundiais. Clique aqui e saiba mais


Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias