Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião

O Fed e o balde de água fria sobre os mercados

Tópicos - as palavras que fazem as notícias do mundo

  • Partilhar artigo
  • ...
1. O Fed e o balde de água fria sobre os mercados
A recuperação económica americana pode não ser particularmente excitante, quer pela modéstia do crescimento quer por não mexer mais que umas décimas no desemprego. Mas é suficiente para encorajar a Reserva Federal dos Estados Unidos a manter as suas políticas e as taxas diretoras.

O Fed estava pronto para injetar novas medidas de estímulo, mas apenas se fosse preciso - e ontem deixou bem claro que não considera o momento como de necessidade. Fica no congelador a terceira rodada de "quantitative easing". As bolsas europeias retraíram-se de imediato, o que os analistas entenderam como consequência do anúncio. Isto porque nas outras duas rodadas de QE a reação dos mercados de capitais foi expansionista.

O "desapontamento" levou os investidores a deixar o mercado mais cedo, em vez de umas férias pascais antecipadas. Mas desta vez o que é mau para os mercados é boa notícia para a economia.



2. Yahoo!
Enquanto negócio, as guerras de patentes deixam muito a desejar. É o que se pode dizer sobre a Yahoo!, que tem andando concentrada no que poderá vir a obter processando a Facebook. E ontem lá teve de anunciar um despedimento massivo: 2.000 trabalhadores vão deixar a empresa, ou seja, 14% do total. A "poupança" será de 375 milhões de euros anuais. É a sexta vaga de despedimentos em 4 anos e a maior de todas elas.



3. Mario Draghi
O presidente do Banco Central Europeu avisou ontem que a inflação na zona euro deverá fica acima dos 2% este ano. Em março os preços subiram 2,6%. A nova previsão excede a anterior, que subavaliou o impacto do preço das commodities, nomeadamente a energia, mas também o aumento dos impostos indiretos. O bilião de euros de Mario Draghi estimulou a economia, mas apenas o suficiente para a manter acima da linha de água. A retoma é incerta.


"Tópicos" é uma ferramenta do Negócios que faz pesquisa inteligente das notícias de economia mundiais. Clique aqui e saiba mais
Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias