Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Paulo Querido paulo@querido.pt 15 de Março de 2011 às 11:29

O teste de stresse da economia global

Tópicos as palavras que fazem as notícias do mundo

  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
1. O teste de stresse da economia global
O jornal alemão Deutsche Welle tem ontem um título paradigmático: "Japão pode ser o teste de stresse da economia global". A pergunta que muitos analistas formulam é se o sismo que chocou o país pode causar um novo abalo à sua economia, a terceira maior do mundo.

As primeiras esperanças, de que ontem demos conta, foram otimistas. Altamente industrializado, o Japão detém alguns dos maiores fabricantes de automóveis e de eletrónica - fornece um quinto dos componentes eletrónicos mundiais. Para já, o Bank of Japan injetou 132 mil milhões de euros na economia, para acalmar os nervos dos agentes.

Em boa hora, pois o impacto do sismo notou-se na baixa do preço do petróleo, que sempre acontece com acidentes naturais, e também no preço dos alimentos. As ações das construtoras caíram a pique, bem como as das seguradoras. Até os bens de luxo desceram: os japoneses compram 11% desse mercado a nível mundial.



2. Renault
O caso de alegada espionagem que envolveu a Renault termina com um pedido de desculpas da empresa aos três executivos. Desde Janeiro que as autoridades francesas investigavam eventuais contas bancárias suíças. O Conselho de Administração emitiu uma declaração oficial dizendo que os três foram "erradamente acusados". O CEO Carlos Ghosn vai mesmo encontrar-se com eles e discutir "reparações".



3. Lubrizol
O multimilionário Warren Buffett vai comprar a Lubrizol por 6.400 milhões de euros. Através da sua financeira Beskshire Hathaway e em "cash". A Lubrizol produz basicamente... lubrificantes. Desde a década de 80 que se modernizou e tem vindo a crescer. Em 2004 duplicou a sua dimensão com a aquisição da Noveon International. Subiu para a 453ª posição da lista da Forbes em 2010. Buffett não dorme.


“Tópicos” é uma ferramenta do Negócios que faz pesquisa inteligente das notícias de economia mundiais. Clique aqui e saiba mais
Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias