Paulo Querido
Paulo Querido 10 de outubro de 2012 às 23:30

Rajoy e Hollande de braço dado, Merkel que se cuide

Tópicos - as palavras que fazem as notícias do mundo
1. Rajoy e Hollande de braço dado, Merkel que se cuide
Mariano Rajoy e François Hollande unem forças com o objetivo de a União Europeia ter um supervisor bancário único em 2013. Em Paris, Rajoy e Hollande presidiram à XXII Cimeira Bilateral. Na entrevista coletiva, a fechar, prometeram que vão pressionar o Conselho Europeu para que cumpra o acordado em junho - em concreto, a integração bancária da Zona Euro.

"Não encontro nenhuma razão para que não sejam tomadas essas decisões. Portanto, é plenamente possível e absolutamente desejável que o Conselho Europeu dê um sinal nítido e claro de que continua, com determinação, o processo de integração europeu", disse o primeiro-ministro espanhol. Palavras que o presidente francês secundou, tendo o cuidado de sublinhar que Espanha e França estão sintonizadas para os próximos Conselhos.

Como prova de amizade, Hollande defende que a Europa não imponha mais condições em matéria económica a Espanha em caso de resgate. Sinais para a Alemanha ler.



2. BAE Systems/EADS
Falhou a fusão entre os gigantes europeus da indústria aeroespacial e militar EADS e BAE Systems. A declaração conjunta das duas empresas informa que os governos britânico, alemão e francês não chegaram a acordo para viabilizar o negócio de 35 mil milhões de euros. O editor de Indústria do Guardian culpa Angela Merkel, citando fontes próximas do negócio para dizer que a chanceler alemã foi o maior obstáculo.



3. Microsoft
A empresa responsável pelo Windows reduziu o salário do seu presidente-executivo. Steve Ballmer ganhará este ano menos 9% que em 2011, salários e bónus somados. Ballmer que anunciou ontem um novo rumo: hardware e serviços on-line vão substituir o core-business que era o software. O pacote de escritório vai ser vendido apenas como um serviço web, assente na nuvem. E Ballmer falou do tablet Surface, mas a Microsoft tem um trunfo maior: o Kinect.


"Tópicos" é uma ferramenta do Negócios que faz pesquisa inteligente das notícias de economia mundiais. Consulte e saiba mais em www.negocios.pt
pub

Marketing Automation certified by E-GOI