Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião

Santander absorve Banesto. Vem aí vaga de fusões?

Tópicos as palavras que fazem as notícias do mundo

1. Santander absorve Banesto. Vem aí vaga de fusões?

Serem "demasiado grandes para cair" só é um problema para os contribuintes: para os bancos, crescer é o caminho lógico e o tamanho sempre funcionou com uma garantia. O negócio ibérico da semana que ontem começou é a absorção do Banesto pelo Santander - uma possibilidade que vinha sendo especulada há meses, alimentada pela crise e pelo processo de reestruturação da banca espanhola.

 

Cerca de 89,75% do Banesto já pertencia formalmente ao Santander, mas a marca continuava a operar com uma estrutura independente.

 

O negócio - com uma oferta de 3,73 euros por ação, 24,9% acima do fecho de sexta-feira, e que chegou a suspender as cotações dos dois bancos na Bolsa de Madrid - procura uma poupança de 520 milhões de euros  através do encerramento de 700 balcões e de despedimentos. Para o setor a consequência poderá ser, antevêem os analistas, uma nova vaga de fusões na banca espanhola.

 

 

2. Shinzo Abe 

Angela Merkel prometeu uma nova lei dos direitos de autor e direitos conexos e está a apressar as coisas. O seu governo marcou para 30 de janeiro próximo uma audiência pública para ouvir a Google e a indústria jornalística do país. Os jornais querem deitar a mão a uma parcela dos lucros da Google e o seu melhor argumento é este: um título com um link viola a lei. Mau prenúncio: na Bélgica o resultado de uma disputa igual saldou-se numa vitória total da Google.

 

 

3. Google

É raro o eleitorado dar uma segunda oportunidade a um líder. Aconteceu no Japão este domingo. Shinzo Abe regressa à liderança executiva que conheceu entre 2006 e 2007. A vitória do Partido Liberal Democrata é fruto da desilusão com o Partido Democrata, que em 3 anos "queimou" outros tantos primeiros-ministros, sem resultados que se vejam. Mal foi eleito, Abe pressionou o Banco do Japão para, na reunião desta semana, mudar de política monetária e combater a deflação.

 

 

"Tópicos" é uma ferramenta do Negócios que faz pesquisa inteligente das notícias de economia mundiais. Consulte e saiba mais em www.negocios.pt

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio