Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião

Sobem de tom as críticas à austeridade de Merkel

Tópicos as palavras que fazem as notícias do mundo

  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
1. Sobem de tom as críticas à austeridade de Merkel
O modelo de austeridade de Angela Merkel conseguiu unir as esquerdas francesa e alemã, que decidiram passar ao ataque. A francesa Frente das Esquerdas colocou os seus economistas a desmontar o mito da economia alemã, demonstrando que gera desigualdade, desemprego, empobrecimento e pouco crescimento.

Acrescem as dúvidas sobre a capacidade de exportação do modelo. Até o candidato presidencial do PS francês, François Hollande, se sentiu encorajado a mudar de flanco e passou a criticar a Alemanha.

A Frente francesa e a alemã Die Linke vão apresentar um projecto de lei contra a austeridade nos respectivos parlamentos. Merkel foi ainda criticada por um antigo chanceler: observando "a crescente preocupação com a hegemonia alemã", Helmut Schmidt alertou para o risco de isolamento do país na Europa e defendeu uma integração maior, em vez de impor as suas ideias. Angela Merkel continua imperturbável na sua determinação para mudar os tratados.



2. SuccessFactors
A área do "cloud-computing" aquece: a SAP fechou o negócio de aquisição da SuccessFactors por 2.530 milhões de euros - soma que valoriza a empresa em mais de 50% sobre o preço médio do último mês. Os analistas destacam o negócio enquanto sinal de que a SAP pretende reforçar a sua competitividade no sector que mais tem crescido. E responde à Oracle, que há mês e meio deu 1.100 milhões pela RightNow, uma sua rival.



3. Bank of England
As boas notícias vindas dos EUA, onde o desemprego baixou um pouco e há sinais de recuperação do mercado imobiliário, aumentam a pressão sobre o Bank of England (BoE). O Comité de Política Monetária anunciara em Outubro planos para criar 75.000 milhões de libras para funcionar como "quantitative easing" - mas os analistas acham que é insuficiente face ao agravamento da situação económica e aumentam as probabilidades de o BoE mandar fazer mais dinheiro muito em breve.



“Tópicos” é uma ferramenta do Negócios que faz pesquisa inteligente das notícias de economia mundiais. Clique aqui e saiba mais


Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias