Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião

Toyota pode evitar despedimentos em França

Tópicos - as palavras que fazem as notícias do mundo

  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...
1. Toyota pode evitar despedimentos em França
A Toyota e o grupo Peugeot-Citroen assinaram um acordo de cooperação estratégica de âmbito profundo, que vai muito além da aliança que já tinham para pequenos utilitários. A redução de custos de ambos os lados é o motor do acordo.

Mas do lado do grupo francês há um efeito imediato e notório: com algum jeito negocial por parte do governo e dos sindicatos, é possível travar o plano para despedir 8.000 funcionários da PSA. Philippe Varin, CEO da Pegueot, encontrou-se ontem com o primeiro ministro Jean-Marc Ayrault e consta que foi um diálogo construtivo.

Usar o excesso de produção da Peugeot-Citroen nas fábricas francesas para construir os comerciais ligeiros da Toyota já a partir de 2013 não só faz sentido económico como permitirá a solução de um problema político de alto perfil, já que o governo de François Hollande se opõe frontalmente aos despedimentos.



2. Ministério do Trabalho
O Brasil criou 120.400 empregos em junho. Um número invejado pelas economias paralisadas a Norte e na Europa. Mas um número que não tranquiliza Ministério do Trabalho brasileiro: o saldo líquido de empregos foi o pior para o mês desde 2009, o ano em que a economia brasileira mais tinha sofrido o impacto da crise financeira internacional. E no acumulado do semestre o resultado também é o pior dos últimos 3 anos. Mau sinal.



3. Wolfgand Schäuble
O ministro das finanças alemão confia plenamente na capacidade de Madrid para pagar o empréstimo concedido à banca espanhola pela União Europeia e regressar "rapidamente" ao crescimento económico. Wolfgang Schäuble desvaloriza o crescendo dos juros da dívida espanhola e acha que a injeção de 100 milhões de euros criará "confiança". A Espanha não será uma nova Grécia "de maneira nenhuma!", exclama. Oxalá não sejam só palavras de circunstância.



"Tópicos" é uma ferramenta do Negócios que faz pesquisa inteligente das notícias de economia mundiais. Consulte e saiba mais em www.negocios.pt
Ver comentários
Saber mais opinião nuvem
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias