Pedro Barbosa
Pedro Barbosa 23 de abril de 2013 às 00:01

"Start Something That Matters"

"Start Something That Matters" é um elemento inspirador e um call for action a todos os que se interessarem por ajudar quem precisa. Blake começa por contar a história da TOMS, a empresa de sapatos que criou, com um modelo disruptivo e que a catapultou para um sucesso imediato e espectacular.

A TOMS comercializa um tipo de sapatos argentinos, com o princípio de que por cada par vendido oferece um par a uma criança com necessidade de calçado. Este é o core value da marca TOMS, que torna a caridade sustentável. O consumidor sente-se bem ao adquirir um produto que lhe interessa, podendo ajudar alguém em simultâneo. A marca acaba de chegar a Portugal, pelo que vale a pena conhecer bem o conceito.


É relevante o facto de que o consumidor saiba que está a ajudar uma criança, e não a contribuir para um fundo genérico cujo destino final desconhece, sobretudo desde que se começou a perceber a dimensão dos custos operacionais das grandes instituições de caridade.

O livro retrata um modelo que é uma nova tendência, a da sustentabilidade da ajuda a outras pessoas, através da incorporação da mesma em produtos e serviços no mercado, de uma forma transparente e descriminada. Ao invés de prometer colaborar com x% para a fome num país de extrema pobreza, promete uma coisa concreta, permitindo às pessoas poder ajudar sem ter de abdicar da sua vida normal, sabendo exactamente para que estão a contribuir.

Para além de Blake relatar a história da sua marca de sapatos e do programa que a tornou famosa, propõe que cada um possa fazer o mesmo: começar qualquer coisa que signifique alguma coisa para essa pessoa. Para isso cria um modelo simples de seis passos de implementação.

Ao estilo de Tom Hsieh, Blake propõe-nos um livro curto e de leitura fácil e rápida, que junta uma inspiradora história com uma proposta de acção que pode gerar frutos à escala global. Recomendável.

 

 

 

 

 


Autor: Blake Mycoskie
Data: Setembro 2011
Frase: "Be the change you want to see in the world"
Keywords: charity; mission; call for action; sustainability; TOMS
Apreciação: ****

 

 

 

 

 



Docente do IPAM e da Porto Business School

pbarbosa@gmail.com

pub

Marketing Automation certified by E-GOI