Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Pedro Barbosa - Docente do IPAM 20 de Maio de 2014 às 20:50

Astérix entre os Pictos

Surpreendam os vossos colegas e chefias e levem o livro para a secretária, para desfrutar no intervalo dos picos de stress diários.

  • Partilhar artigo
  • ...

 

Quando todos pensávamos que a saga de Astérix e seu companheiro de sempre tinha acabado com a morte do saudoso Goscinny, que com Uderzo havia criado a aventura anos antes, surgiu uma enorme surpresa, que todos os fãs saudaram.

 

Porque estou convencido que de histórias tão bem criadas podemos apreender muito mais do que o simples prazer da gargalhada e do entretenimento, li o livro com olhos de gestor, à procura de ensinamentos que pudessem acrescentar valor àqueles que o leiam num escopo mais largo.

 

A verdade é que se olharmos com cuidado, a história está cheia de ironias, sarcasmos e exageros que retractam muito da actividade dos nossos mercados. Começa logo pela frase "Estes romanos são loucos", que embora possa ser visto como um conservadorismo e até resistência à mudança e à inovação, também tem o seu lado B: o cepticismo perante uma evolução que muitas vezes nos é servida como um caminho único e obrigatório.

 

Neste último livro, a aldeia gaulesa acaba por adoptar uma moda de influência escocesa, a propósito das mulheres gostarem das roupas que um picto usava, sem que se perceba bem porquê. Mas é isso que acontece nos mercados: muitas vezes não compreendemos logo porque é que o mercado segue uma direcção, mas o importante é perceber antecipadamente qual é essa direcção e ser os primeiros a chegar a esse caminho onde a caravana passará.

 

Por outro lado, esta nova história mostra-nos quanto importantes podem ser as parcerias, até mesmo com os concorrentes, sobretudo quando existe um operador dominante na liderança.

 

E quando ficamos sem voz, quando deixamos de ter expressão para o mercado, que invenções podemos fazer para ser ouvidos, para ser notados, para que nos entendam, valorizem e compreendam? Para que não nos ignorem?

 

Podia continuar, mas retirava a piada a este exercício. Surpreendam os vossos colegas e chefias e levem o livro para a secretária, para desfrutar no intervalo dos picos de stress diários.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autor: Jean-Yves Ferri e Didier Conrad
Data Original: Novembro 2013
Frase: " Estes Romanos são Loucos"
Keywords: Asterix; Gália; Romanos; Por Toutatis; Obelix; Panoramix;
Apreciação: ****

 

 

 

 

 

Docente do IPAM e Porto Business School

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias