Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Pedro Barbosa - Docente do IPAM 09 de Setembro de 2014 às 19:56

Building a Better Teacher

Não há ninguém que não esteja de acordo: a educação é a fundação de qualquer sociedade e o seu contributo define de forma irreversível o futuro de uma nação, a cidadania do seu povo e determina com razoável grau de probabilidade a evolução que se pode esperar desse país, região ou mercado.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

 

Não há ninguém que não esteja de acordo: a educação é a fundação de qualquer sociedade e o seu contributo define de forma irreversível o futuro de uma nação, a cidadania do seu povo e determina com razoável grau de probabilidade a evolução que se pode esperar desse país, região ou mercado. Torna-se, portanto, evidente que a arte de ensinar devia ser das mais bem estudadas e que as ferramentas para um bom ensino deviam ser geridas da melhor forma. Ainda assim, é raro ver bons livros sobre o tema, bem como professores interessados naquilo que pode tornar a sua profissão mais eficaz e interessante, aumentando a probabilidade de mudar para melhor a vida de todos os alunos cuja vida influenciam de forma decisiva.

 

Elizabeth Green encontrou um oceano azul inesperado, porque se pensarmos bem este é um tema apetecível e de âmbito global (apesar do tom marcadamente americano da obra).  A autora conseguiu encontrar – com a ajuda de estudos e de testes – uma série de ferramentas para melhorar a forma como se ensina e é capaz de as descrever de uma forma magnífica – não fosse a própria uma repórter.

 

O livro inclui uma série de informação histórica, que ajuda a contextualizar e a compreender as razões de insucesso de muitas políticas, bem como as motivações que levaram as governações à sua instituição. A autora argumenta que a boa educação nem sempre depende da proporção dos orçamentos, como se vê no lamentável caso norte-americano, nem tão pouco na pouca qualidade dos professores. Segundo Green, o facto de os professores não serem  permanentemente ensinados a ensinar da melhor maneira que leva ao estado da actual situação, mostrando inúmeros detalhes que o exemplificam.

 

Interessante para todos, obrigatório para todos os que trabalham na educação.

 

 

 

Autor: Elizabeth Green

Data Original: Agosto 2014

Frase: "How teaching works and how to teach it to everyone"

Palavras-chave: teaching; education

Apreciação: ****

 

 

 

 

Docente do IPAM e Porto Business School

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias