Pedro Barbosa
Pedro Barbosa 24 de junho de 2015 às 00:01

"Ctrl Alt Del"

O livro explora com muito detalhe e assertividade os erros que muitas empresas fizeram no caminho da sua digitalização e da sua relação com os clientes e com os mercados, sobretudo na forma como menosprezaram detalhes fundamentais na era do crowdsourcing.

Decidi ler o novo livro de Mitch Joel, depois de assistir a uma pequena conferência na sede da Google, a meio desta semana. Convidado pela Google para esclarecer toda a indústria que é necessário estar preparado para uma nova paisagem nos mercados e na forma como os consumidores se relacionam com as marcas e com os retalhistas, deixou no ar a noção de que há um sentido de emergência na mudança.

 

O que me levou a fazer o download do seu último livro mais tarde nesse mesmo dia foi a curiosidade de saber que roadmap traçava o autor para os caminhos de sucesso a que todos aspiramos.

 

O livro explora com muito detalhe e assertividade os erros que muitas empresas fizeram no caminho da sua digitalização e da sua relação com os clientes e com os mercados, sobretudo na forma como menosprezaram detalhes fundamentais na era do crowdsourcing. Já não é tão competente no momento de traçar um roadmap para a transformação que tanto reclama.

 

Pessoalmente, prefiro assim. Desconfio, quando os autores traçam caminhos únicos e opções delimitadas pela sua própria visão, em particular quando a advogam como "a única hipótese para a desejada salvação". Ainda assim, o livro poderia ser mais consistente nesta área.

 

O principal framework da obra, que complementa os muitos e importantes "insights" que o autor vai deixando ao longo das suas páginas, são as cinco forças convergentes: relação directa com os consumidores, utilidade, criação de media activos, sexo com dados [analítica] e um dispositivo único, em contraponto com a visão multiscreen que é mais habitualmente defendida.

 

Um livro que vale mesmo a pena ler.

 

Docente do IPAM e Porto Business School

 

Autor: Mitch Joel

Data Original: Maio 2015

Frase: "Reboot Your Business. Reboot Your Life. Your Future depends on it"

Keywords: Reboot; New landscape; mobile; purgatory; reinvent

Apreciação: ****

pub

Marketing Automation certified by E-GOI