Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Pedro Barbosa - Docente do IPAM 21 de Maio de 2013 às 00:01

Out of the office

Este livro nasce de um encontro casual entre um empreendedor na área do coworking – Carlos Gonçalves - e um jornalista de televisão - José Gabriel Quaresma, que decidiram arriscar e escrever sobre um tema menos tratado, mas que constitui importante tendência: Escritórios Virtuais, Teletrabalho e Coworking.

  • Partilhar artigo
  • ...

Este livro nasce de um encontro casual entre um empreendedor na área do coworking– Carlos Gonçalves - e um jornalista de televisão - José Gabriel Quaresma, que decidiram arriscar e escrever sobre um tema menos tratado, mas que constitui importante tendência: Escritórios Virtuais, Teletrabalho e Coworking. 


"Out Of the Office" aborda também outras temáticas relacionadas com padrões de trabalho, mobilidade, portabilidade, tecnologia, plataformas colaborativas e a telepresença: na prática, o livro descreve aquilo que os autores consideram ser o "Escritório do Futuro", através de uma narrativa construída com base em "case studies".

O livro conta uma história verdadeira do novo paradigma urbano no que concerne aos padrões de trabalho e balanço entre vida pessoal e profissional. A tecnologia desempenha um papel relevante neste domínio, já que a revolução digital está na origem do movimento.

Não parece haver paralelo no mundo editorial internacional de um tratamento tão sistemático destes temas, o que abre portas a um processo de internacionalização. Outra das diferenciações deste trabalho foi a criação de uma app para iPhone que permite a entrada no mundo da realidade aumentada.

O livro é aconselhável sobretudo aos profissionais liberais ou profissionais cujo trabalho exige uma importante dose de mobilidade. No entanto, a acessibilidade do texto em conjunto com um grafismo interessante e com o facto de o tema ser relevante para o futuro de todos os profissionais torna este título apetecível a todos os executivos.

Talvez seja por isso que já chegou aos tops. Para os interessados, o lançamento no Norte será amanhã, no El Corte Inglés de Gaia, pelas 18H30.

 

 

 

 

 



Autor: Carlos Gonçalves e José Gabriel Quaresma
Data Original: Maio 2013
Frase: Aderir ao Escritório Virtual é um novo paradigma que aumenta a eficácia e quebra as barreiras físicas que limitavam o desenvolvimento.
Keywords: CoWorking; Partilha; Colamoração; Escritório Virtual;
Apreciação: ***

 

 

 

 

 


Docente do IPAM e Porto Business School e autor dos livros "Harvard Trends"

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias