Pedro Barbosa
Pedro Barbosa 08 de julho de 2014 às 21:00

"Pitch Perfect"

Não é o mais disruptivo dos livros que têm chegado ao mercado, mas acaba por responder a uma das preocupações que afecta mais gestores, políticos e empresários: saber passar a mensagem certa.

 

O autor não se centra apenas na forma – que é uma parte essencial e que necessita de treino – mas também no conteúdo, o que acrescenta mérito ao trabalho.

 

Outro dos méritos do livro de Bill Mc Gowan é o facto de não se centrar apenas na comunicação para o público, mas em todos os formatos necessários para a vida pessoal e profissional, incluindo a comunicação um para um. "Pitch Perfect" procura centrar-se numa lógica que já conhecemos - não há segundas oportunidades para causar uma boa impressão – mas expande-a a cada mensagem que dizemos, seja verbal ou não verbal, e não apenas à que escolhemos como primeira quando conhecemos alguém.

 

Saber o que dizer no momento certo implica mais do que saber falar: exige ter a melhor informação disponível, trabalhá-la de forma rápida e eficaz para a melhor micro tomada de decisão necessária para encontrar o momento certo e a mensagem acertada. A sensibilidade e inteligência emocional são elementos cruciais, mas não são os únicos e este livro aborda-os, um por um.

 

"Pitch Perfect" está desenhado para quem gosta de exemplos sucessivos, incluindo os nomes de cada pessoa e empresa mencionados nos mesmos. Não se trata contudo de um livro muito bem organizado e estruturado, dificultando sobretudo a sua utilização como um manual de consulta, uma vez lido.

 

Imprescindível para quem precisa melhorar a sua comunicação pessoal, é interessante para todos. 

 

 

Autor: Bill Mc Gowan

Data Original: Abril 2014

Frase: "Como dizer bem à primeira, sempre"

Keywords: comunicação; mensagem; apresentação; discurso; inteligência emocional

Apreciação: ****

 

 

 

 

 

 

 

Docente do IPAM e Porto Business School

pub

Marketing Automation certified by E-GOI