Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Pedro Barbosa - Docente do IPAM 16 de Novembro de 2010 às 12:36

"Don´t count on it"

John Bogle é um nome de recente notoriedade nos Estados Unidos da América

  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...
John Bogle é um nome de recente notoriedade nos Estados Unidos da América, mas a sua fama ainda não atravessou portas para os continentes europeu e asiático. Na sua pátria, o fundador do Vanguardian Group é conhecido e respeitado no meio empresarial e nos media. Bogle foi a voz do bom senso e da consciência na gestão de fundos mútuos, num momento em que poucos saíram na defesa desta preocupação.

Neste novíssimo livro, Bogle explora temas do maior interesse em termos de financiamento, fazendo não raras vezes a consequente ponte com diferentes mercados e respectiva correlação com a crise mundial. A obra divide-se nos seguintes capítulos: ilusão "versus" realidade em investimento, indexação nos retornos do mercado, as falhas do capitalismo, a estrutura dos fundos mútuos, o espírito de empreendedorismo, o que é suficiente na vida e no trabalho e conselho aos futuros líderes americanos.

Bogle explica que não só não é necessário ler a totalidade das 640 páginas, mas apenas os temas que interessam a cada um, podendo seguir qualquer ordem. Esta obra, perfeitamente adaptada ao momento económico, está centrada na economia americana, mas muitas das suas conclusões são escaláveis à dimensão do mercado global. O autor discute com particular ênfase os custos despropositadamente grandes da intermediação financeira, frequentemente ignorados, bem como a consequência da dominância da especulação de curto prazo sobre a lógica de investimento de longo. Bogle explora ainda o facto dos gestores de fundos e de empresas não terem sabido montar um sistema transparente e com valores, menos permeável à criatividade da engenharia financeira, que é consequência de um sistema de "quarter reports".

"Don't count on it" é um livro interessante e actual. Interessante para aqueles que
se preocupam com a sustentabilidade dos mercados.








Autor: John Bogle
Data (Original): Novembro 2010
Frase: "Reflections on Investment Illusions"
Palavras-chave: Investment; Capitalism; Mutual Funds; Idealism; Indexing; Crisis
Apreciaçao: ***






*Docente do IPAM
pbarbosa@gmail.com




Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias