Pedro Barbosa
Pedro Barbosa 01 de abril de 2015 às 00:01

“The One Thing”

Desde o "The Power of Less" de Leo Babauta, no já longínquo 2009, e de várias outras obras e estudos deste tema que sabemos que "menos é mais".

 

A verdade é que este assunto se está a tornar mais relevante na gestão a cada ano que passa, face a um crescimento em aceleração constante e sobretudo à quantidade da informação que nos chega todos os dias, tendencialmente ilimitada e impossível de consumir por quem quer que seja, por muito tempo que lhe dedique.

 

Assim, gerir prioridades e saber que informação consumir, em que assuntos se concentrar e que medidas priorizar passou a ser um elemento-chave na gestão contemporânea. E é este o domínio que Gary Keller explora com o "The One Thing", que apesar de levar quase dois anos na edição, só nos últimos meses começou a ganhar destaque nos media e em algumas universidades americanas.

 

O autor constata que devemos ser permanentemente orientados para o pensamento e decisão unitária (single minded), embora assumindo o multitasking como uma realidade incontestável. No entanto, Keller explora com acutilância a importância do afunilamento de decisões, até à que mais importa. "The One Thing" é uma única coisa que em qualquer cenário, dia e empresa mais importa. Existe sempre uma que importa mais do que todas as outras, por muito importantes que possam ser. É nessa que não podemos falar, como gestores.

 

O autor repete muitas vazes a ideia de que "grande é mau", mas vai constatando que não podemos evitar a magnitude da complexidade da informação que nos chega, com a qual temos de saber lidar. Nas empresas, é preciso um líder muito eficaz para saber concentrar-se no aspecto mais relevante para a evolução da empresa. Saber encontrar essa "one thing" e decidir bem sobre ela marcará o futuro da empresa e de todos os que dela dependem.

 

Docente do IPAM e Porto Business School

 

Autor: Gary keller 

Data Original: Maio 2013 

Frase: "The surprisingly simple truth behind extraordinary results" 

Keywords: Menos; Simples; Prioridades; Enfoque; Balanço; Pequeno 

Apreciação: ****

 

 

pub

Marketing Automation certified by E-GOI