Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Novas anormalidades

30.07.2020

Na União Europeia há entrega de parcelas de soberania por causa da necessidade de dinheiro que não seriam aceites em nenhum Tratado, em circunstâncias comuns.

Sinal dos tempos

23.07.2020

Ângela Merkel e Emmanuel Macron foram os grandes promotores do acordo que foi possível alcançar. Ou seja, uma líder democrata-cristã e um líder que não é de esquerda, salvaram a Europa de um caminho muito perigoso, que poderia pôr em causa o projeto da União.

O controlo dos poderes

17.07.2020

Vamos ter eleições em janeiro. Em situação normal, a campanha, ou pré-campanha já estaria a decorrer. Assim, nada se passa sendo a disputa ainda mais limitada pelo facto de o atual Presidente dizer que só toma a decisão dois meses antes.

Chefe de(o) Estado

08.07.2020

A seis meses de eleições presidenciais, é bom que lembremos aquelas que são, podem ser, devem ser, as responsabilidades e os deveres de um Presidente da República. Na verdade, um Chefe de Estado não é o topo do poder executivo, como alguns parecem por vezes pretender.

A RUA

01.07.2020

A questão da rua não é pois, ser de esquerda ou de direita. Aliás, aprendemos na escola que quem vai para a rua é quem se porta mal nas aulas. É do que isto está a precisar: muita aula.

O que faria Marcelo?

24.06.2020

Pergunta-se: tão grande proximidade política, já com apoio à recandidatura, dos dirigentes socialistas e do Presidente, tornará mais fácil ou mais difícil esse trabalho da oposição?

A pandemia e a democracia

18.06.2020

Não há comunicados de reuniões, não há quase notícias de eleições de órgãos distritais ou regionais. Em certa medida, ou mesmo em grande medida, o funcionamento dos sistemas políticos foi colocado entre parêntesis.

Costa e Silva: uma história

03.06.2020

Lembro-me de ter lido, na altura, que Costa Silva criticava o deslumbramento nacional com os fundos europeus que contrastava com o desprezo a que votava a exploração dos seus recursos naturais. Isso era “música para os meus ouvidos”.

Palavras de quem sabe

31.05.2020

Os presidentes dos bancos portugueses têm participado em vários programas televisivos e dado várias entrevistas que muito têm contribuído para esclarecer quem os ouve e quem os vê, sobre as perspetivas de evolução da economia portuguesa.

Palavras de quem sabe

31.05.2020

Quer a Caixa Geral de Depósitos quer a banca privada afirmam-se razoavelmente confiantes na possibilidade de a crise não ser tão duradoura quanto, numa primeira fase, se poderia admitir.

Para lá das aparências

20.05.2020

Se há algo que António Costa tem demonstrado, neste segundo mandato, nomeadamente nas difíceis circunstâncias atuais, é uma crescente frieza. Uma frieza por vezes, também ela surpreendente, na condução dos acontecimentos e na comunicação com os portugueses.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio