Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião

Warsaw Calling

Tive a oportunidade de explicar que em Portugal estamos a dar passos de gigante em direção à escola moderna.

  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

Armia Krajowa(1) - Exército da Resistência Polaca durante a II Guerra Mundial - teve uma importância determinante na Batalha de Varsóvia de 1939, bem como, durante a ocupação nazi, e ocupa um lugar importante no imaginário dos polacos como tive oportunidade de verificar na semana passada quando estive em Roma a participar na Conferência Anual da ECNAIS "Modern soft skills in value based school programmes. The independent schools response to the challenge of improving the social and economic future of young people"(2).

 

O ECNAIS - European Council of National Associations of Independent Schools(3) é uma associação europeia que celebrou em 2013 o vigésimo quinto ano de existência e que tem sido muito relevante na promoção do número 3 do artigo 26.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos(4) e dos valores da União Europeia.

 

Durante dois dias os participantes debateram qual deverá ser a resposta das escolas independentes/privadas a uma sociedade civil europeia em profunda mudança e da respetiva organização curricular. Discutiu-se a importância das "soft skills" versus as "hard skills" e houve a oportunidade de ouvir importantes membros da doutrina europeia dos quais destaco Giorgio Vittadini(5), Luisa Riboldi(6) e Caterina Calsamiglia(7) que nos obrigaram a desconstruir o papel que damos na atualidade às ditas disciplinas clássicas em oposição às modernas e o que queremos que a escola represente para os alunos, famílias e respetivas comunidades.

 

No último dia tivemos a oportunidade de visitar várias escolas. Os participantes foram divididos em grupos de doze, constituídos por diferentes nacionalidades. No meu grupo estavam polacos, holandeses, italianos, portugueses, com os quais tive a oportunidade de trocar opiniões em relação ao estado da educação nos respetivos países. A colega polaca disse-me que estavam a precisar dum novo Armia Krajowa e explicou-me que o Governo atual está a destruir todas as reformas levadas a cabo nas últimas décadas. Ao invés eu tive a oportunidade de explicar que em Portugal estamos a dar passos de gigante em direção à escola moderna e que duas das escolas que dirijo(8) foram escolhidas para fazer parte do grupo de 50 escolas portuguesas que irão iniciar, já no próximo ano letivo, um projeto-piloto de flexibilização curricular e do novo perfil do aluno.

 

Por cá, e por enquanto, não precisamos do Armia Krajowa! Aliás, como se ouve hoje um pouco por essa Europa fora, estamos a viver a Primavera da educação!

 

"Education is Power! Warsaw Calling!"

 

(1)http://www.1944.pl/en

 

(2)http://www.ecnais.org/modern-soft-skills-in-value-based-school-programmes, Rome, Italy | 20 - 22 April 2017

 

(3)http://www.ecnais.org/history

 

(4)http://www.un.org/en/universal-declaration-human-rights/index.html Article 26, (3) Parents have a prior right to choose the kind of education that shall be given to their children.

 

(5)http://www.sussidiarieta.net/persone/presidente?apri=La%20Fondazione?apri=La%20Fondazione

 

(6)http://www.oasiscenter.eu/it/autori/luisa-ribolzi

 

(7)https://sites.google.com/site/caterinacalsamiglia

 

(8)Real Colégio de Portugal e Colégio de Alfragide

 

Administradora do ISG | Instituto Superior de Gestão e do Grupo Ensinus

 

Artigo em conformidade com o novo Acordo Ortográfico

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias