Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião

A Primavera da Bolsa portuguesa

Apesar de ter despido o meu fato de urso, acredito que no curto prazo o nosso mercado vá corrigir um pouco.

  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Há uma semana atrás, neste mesmo espaço de opinião, publiquei um artigo intitulado "O sono antes da agitação". Depois do que aconteceu esta semana na Bolsa portuguesa, o artigo parecia premonitório, mas confesso que não esperava que fosse tão cedo que tal acontecesse. Como escrevi no artigo, convém não adormecer porque a qualquer altura, o mercado acorda e ninguém nos vai dar um abanão para abrirmos os olhos.

A Opa da EDP sobre a EDP Renováveis e uma série de boas notícias sobre a economia portuguesa foram o empurrão que faltava para o PSI confirmar alguns sinais de retoma que vinha dando. A quebra da resistência entre os 4.800 e os 4.850 pontos foi o primeiro grande sinal técnico de força do índice português nos últimos 2 anos.

Apesar de ser ainda prematuro decretar um novo "Bull Market" (precisamos de mais sinais de força), é hora de despir o velhinho fato de urso que trago vestido desde Julho de 2014. Tornei-me pessimista nessa altura, quando o PSI quebrou o suporte dos 6350 pontos. Agora, quase 3 anos depois, adopto uma postura neutral em relação à Bolsa portuguesa numa altura em que o PSI está cerca de 1400 pontos abaixo.

Apesar de ter despido o meu fato de urso, acredito que no curto prazo o nosso mercado vá corrigir um pouco. A subida foi forte e intensa e os indicadores estão "sobrecomprados". O cenário perfeito seria ver o PSI, durante algumas semanas, a retrair e a consolidar junto da resistência quebrada, fazendo arrefecer os indicadores técnicos antes de regressar às subidas.

Apesar da correcção que prevejo para esta semana, é bom arrumar este fato de urso na gaveta. Foram muitos anos de investidores desolados, de análises pessimistas e de sonhos de investidores que se transformaram em desilusão. Algo parece estar a mudar. E a isto não podemos fechar os olhos.

Comente aqui o artigo de Ulisses Pereira




Nem Ulisses Pereira, nem os seus clientes, nem a DIF Brokers detêm posição sobre os activos analisados. Deve ser consultado o disclaimer integral aqui


Analista Dif Brokers
ulisses.pereira@difbroker.com



Saber mais Ulisses discos pedidos
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias