Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião

Mágico Zeinal

A saída de Zeinal Bava da liderança da PT, passando a presidente da Oi, é uma boa ou má notícia para a PT?

  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A saída de Zeinal Bava da liderança da PT, passando a presidente da Oi, é uma boa ou má notícia para a PT? Os analistas e comentadores rapidamente se apressaram a dizer que o mercado reagiu positivamente porque a PT subiu quase 7% após a saída da notícia e a Oi valorizou-se cerca de 15%. Mas eu não seria tão peremptório nessa interpretação já que, nas 5 sessões anteriores a PT tinha-se desvalorizado cerca de 15% e a Oi cerca de 13%.


A forte desvalorização das acções da PT nos dias que antecederam esse anúncio era, de facto, estranho, já que a PT não tem por hábito um comportamento tão volátil nos últimos anos. Parece claramente que alguém que sabia da saída de Zeinal da liderança da PT (mesmo mantendo a presidência da PT Portugal), despejou muitos milhares de acções no mercado. Aliás, nos 2 dias que antecederam a notícia, a PT registou os maiores volumes transaccionados nos últimos 2 anos. Não há coincidências…


Portanto, discordo do que os analistas e comentadores têm dito em relação à forma positiva como o mercado reagiu a esta notícia. Acho que estamos muito mais perante um cenário de vender no rumor e comprar na notícia, pois a PT está ainda cerca de 10% abaixo do valor a que transaccionava uns dias antes da notícia. Já a Oi negoceia sensivelmente ao mesmo nível que negociava uns dias antes da notícia.


A minha opinião é que a PT e a Oi tomaram a decisão certa. Desse ponto de vista é uma boa notícia para a PT. Mas, por outro lado, este é quase o reconhecimento público de que a PT é hoje uma empresa sem a margem de crescimento de outrora e o seu verdadeiro potencial vem da participação de 20% que detém na Oi. O mercado português, nas telecomunicações como na maior parte das outras áreas, está estagnado e a luta pela quota não conduz ao crescimento dos mercados, apesar do enorme esforço de inovação e de desenvolvimento tecnológico que a PT continua a fazer.


A ida de Zeinal para a Oi é um excelente movimento, mas também o reconhecimento do fracasso que tem sido o desempenho da Oi. Continuamos a ler, por todo o lado, que a PT fez um excelente investimento quando comprou a posição na Oi, mas a realidade é que, hoje, essa posição teria custado bem menos de metade… A frieza dos números mostra-nos que a venda da Vivo foi um negócio fabuloso, mas a compra da Oi seguiu o caminho inverso.


A Oi tem potencial? Sem dúvida. Tem milhões de clientes e muitos milhões para conquistar. Faltava liderança, inovação e visão. Zeinal Bava é a escolha certa de quem não pode, nem quer esperar mais. E o mercado sonha com o dia em que Zeinal possa ser CEO de uma única companhia em que Oi e PT sejam uma só.


Até hoje, Zeinal tem estado à altura dos desafios. Este será o maior de todos - transformar David em Golias. Mãos à obra, mágico Zeinal!

 

Comente aqui o artigo de Ulisses Pereira

 

Nem Ulisses Pereira, nem os seus clientes, nem a DIF Brokers detêm posição sobre os activos analisados. Deve ser consultado o disclaimer integral aqui

Analista Dif Brokers
ulisses.pereira@difbroker.com

Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias