Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião

O mercado não gosta de quem não gosta dele

Esperar que o mercado aplauda um possível Governo que inclua a extrema-esquerda é acreditar em ilusões.

  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A bolsa ganhou vida nas últimas semanas. Os dias que antecederam as eleições legislativas levaram o PSI a registar bons ganhos, tendo voado a seguir ao acto eleitoral, retraindo alguns dias depois, num ambiente de frenesim em linha com o clima eléctrico do ambiente político em Portugal.

Numa altura em que o país debate as escolhas de Cavaco quanto ao novo Governo, não posso deixar de comentar o que se tem referido como as preferências dos mercados. Não pretendo discutir questões políticas sobre a legitimidade que cada um tem para governar, mas não é preciso fazer uma análise muito profunda para se perceber que um Governo que inclua BE e PCP não agrada aos mercados.

Os mercados não gostam de quem não gosta deles. Ao longo dos anos, ambos os partidos demonizaram os mercados, sugerindo alterações que penalizam as transacções em bolsa, exigindo um agravamento do imposto sobre as mais-valias e afirmando que era importante taxar ainda mais as grandes empresas e a banca que são as grandes componentes do PSI-20. Esperar que o mercado aplauda um possível Governo que inclua a extrema-esquerda é acreditar em ilusões. E já nem falo nas questões das contas públicas, alinhamento europeu e nacionalização da banca, varridas apressadamente para debaixo do tapete, até ao dia em que alguém o levantar.

Tecnicamente, o PSI tem que superar a linha de tendência descendente (nos 5.550 pontos) para mostrar força e dar alento aos touros no curto e médio prazo. Até que isso aconteça, há que manter as cautelas e reservas.

À hora que escrevo, desconheço a decisão de Cavaco. Se fossem os mercados a mandar, BE e PCP não participariam na solução governativa. Mas há vida além dos mercados.

(comente aqui o artigo de Ulisses Pereira)



Nem Ulisses Pereira, nem os seus clientes, nem a DIF Brokers detêm posição sobre os activos analisados. Deve ser consultado o disclaimer integral aqui


Analista Dif Brokers
ulisses.pereira@difbroker.com

Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias