Ulisses Pereira
Ulisses Pereira 11 de fevereiro de 2019 às 11:23

Primeira porta aberta

Desde maio que a Bolsa não dava um único sinal de força, pelo que este excelente início de ano é uma boa notícia.
Comente aqui o artigo de Ulisses Pereira

A Bolsa portuguesa teve um arranque de semana passada fantástico mas, no final da semana, acabou por perder praticamente todos os ganhos acumulados nos dias anteriores. Não é de estranhar que isso tenha acontecido depois de um mês de subidas pois, face ao estado "sobrecomprado" do mercado, obrigava a uma retração ou consolidação em breve. E não é coincidência que isso tenha acontecido junto a outra importante resistência do PSI nos 5.230 pontos.

O facto de a economia portuguesa continuar a crescer e o desemprego estar em mínimos desde 2004 são apontadas como duas fortes razões para explicar este excelente início de ano na Bolsa portuguesa. Mas isso também não era verdade em 2018, ano de quedas no mercado português? No longo prazo, são os fundamentais que movem os mercados. Mas no curto e médio prazo, a "espuma dos dias" influencia as cotações, com o sentimento a impor-se.

Este arranque de 2019 é uma grande vitória dos touros. Desde maio do ano passado que a Bolsa portuguesa não dava um único sinal de força, pelo que este excelente início de ano e a ultrapassagem da zona de resistência do PSI entre os 5.000 e os 5.050 pontos são as melhores notícia que os touros podiam ter.

Mais importante do que esta ultrapassagem da zona entre os 5.000 e os 5.050 pontos, é aquilo que se vai passar nas próximas semanas. Tal como referi, esta retração do final da semana passada é um movimento normal em qualquer subida, mas é crucial que esta correção não traga o PSI muito abaixo dos 5.000 pontos, mostrando que a anterior resistência passou a suporte. Esse é o passo decisivo para que se escancarem as portas para um 2019 de subidas na Bolsa portuguesa.




Nem Ulisses Pereira, nem os seus clientes, nem a DIF Brokers detêm posição sobre os activos analisados. Deve ser consultado o disclaimer integral aqui


Analista Dif Brokers
ulisses.pereira@difbroker.com


Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI