Ulisses Pereira
Ulisses Pereira 11 de junho de 2019 às 10:37

Um mercado bipolar

É um mercado bipolar em que apenas converge numa ideia: a necessidade do suporte dos 5000 pontos aguentar.

Comente aqui o artigo de Ulisses Pereira

Encostado à parede, a Bolsa portuguesa reagiu bem, com os touros a lutarem com todas as suas energias para manterem vivo o "BullMarket". O PSI chegou a fechar ligeiramente abaixo da sua zona de suporte nos 5000 euros, mas rapidamente reagiu, mantendo o suporte intacto e fazendo perceber a importância daquela zona.

Olhando para o último mês, numa precipitada conclusão podemos ser levados a concluir que houve uma enorme razia. Mas, como fiz questão de frisar há algumas semanas atrás, a época de dividendos ia provocar, por força do ajustamento natural às datas ex-dividendo, uma queda de cerca 200 pontos do PSI. Se somarmos esses pontoa ao actual valor do índice português, percebemos que estamos bastante perto dos níveis em que estávamos antes deste mês de dividendos.

Alguns dirão que a Bolsa portuguesa andará ao sabor das suas congéneres internacionais. Não nego algum peso que o comportamento dos mercados externos tem na nossa praça, mas bem sabemos que a correlação do índice português com a generalidade dos outros mercados mundiais está longe de ser evidente. Teria sido bom se essa correlação fosse tão evidente pois não teríamos desperdiçado um dos mais longos "Bull Markets" da História.

O curioso momento da Bolsa portuguesa é que algumas acções lutam desesperadamente para não quebrarem suportes decisivos, enquanto outras estão coladas a resistências que, se forem quebradas, lhes dão asas para voarem. É um mercado bipolar em que apenas converge numa ideia: a necessidade do suporte dos 5000 pontos aguentar. Continua a ser essa a minha premissa para me manter de braço dado com os touros, nos melhores e piores momentos. Mas não para sempre, como se promete nos casamentos.

Nem Ulisses Pereira, nem os seus clientes, nem a DIF Brokers detêm posição sobre os activos analisados. Deve ser consultado o disclaimer integral aqui


Analista Dif Brokers
ulisses.pereira@difbroker.com

pub

Marketing Automation certified by E-GOI