Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Colunistas
Notícias desta secção

Estado de direito na UE: segundo ano, segundo relatório, os mesmos problemas

10:20h João Vacas

O Plano de Recuperação e Resiliência, na sua vertente Transição Digital, contempla uma componente expressamente dedicada à Justiça Económica e ao Ambiente de Negócios (18) que visa “reduzir a carga administrativa e regulamentar sobre as empresas, através da redução de obstáculos setoriais ao licenciamento e aumentar a eficiência dos tribunais administrativos e fiscais”, seguida de outra, mais genérica, que tem por objetivo a “capacitação, digitalização e interoperabilidade e cibersegurança” da Administração Pública.

Tenho inveja de amigos assim

28.07.2021 Camilo Lourenço

Quando as coisas começaram a correr mal… Berardo fez jus a uma característica muito portuguesa: o dinheiro e os bens desapareceram. Daí a pergunta: como é que alguém que não tem nada poderia pagar tanto por uma fiança? A resposta chegou esta semana, com a entrega de garantias de 8 milhões (oito!) de euros, constituídas a partir de imóveis de familiares seus.

Triste fado

28.07.2021 Álvaro Nascimento

Os países têm de saber separar bem dois assuntos: aos reguladores, o papel da promoção dos mercados; e ao Governo, o juízo sobre a distribuição.

Capitalismo selvagem, cortesia da esquerda

27.07.2021 Camilo Lourenço

O país não escrutina as consequências das leis que cria, impedindo que os partidos sejam responsabilizados pelos erros que cometem. No caso da imigração ilegal a irresponsabilidade legislativa é um escândalo, com a promoção do capitalismo selvagem… imagine-se… pela própria esquerda.

A era do capitalismo sustentável

27.07.2021 António Casanova

Os gestores portugueses têm a primeira responsabilidade de assumir este compromisso. É o impacto conjunto das empresas que vai dar respostas inovadoras aos problemas ambientais e sociais e resgatar o país do torpor económico em que mergulhou.

As novas rotas da seda

Embora a Iniciativa Faixa e Rota assente em propósitos essencialmente económicos, tem sido evidente a intenção de a usar para incrementar a influência política, moldar uma nova estrutura de governança global e, até, expandir a capacidade de intervenção militar da China.

Competitividade fiscal das empresas e o PRR

27.07.2021 Pedro Brinca

Uma vez que existe uma dotação de verbas assinalável para a modernização das finanças públicas e administração pública, seria importante que boa parte desse investimento tivesse como resultado uma maior capacidade do Estado em, pelo menos, desempenhar as mesmas funções com maior eficiência.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio