Ontem
Manuel Falcão O regresso das nacionalizações 18.01.2019 Manuel Falcão
Desde que a geringonça chegou ao poder, o Estado mudou de forma substancial: passou a ocupar mais espaço, a ser mais intrusivo na vida dos cidadãos (basta ver a nova legislação sobre acesso do Fisco às contas bancárias), a regressar a sectores de onde tinha saído, a entrar em novos sectores sem se saber porquê.
Anteontem
Bruno Faria Lopes Costa está a mudar o discurso na economia 17.01.2019 Bruno Faria Lopes
O ministro da Economia e o primeiro-ministro falaram esta semana sobre "um novo ciclo económico" e sobre o risco de "pneumonia" da economia portuguesa. Os sinais de viragem da conjuntura europeia estão a mudar a narrativa política do Governo - e têm impacto no jogo político em ano eleitoral.
Camilo Lourenço Costa receia desaceleração da economia 17.01.2019 Camilo Lourenço 234
Em duas semanas ouvimos 4 declarações enigmáticas de membros do governo sobre o crescimento económico. A primeira veio de António Costa, com referências à necessidade de mais investimento público para contrariar a desaceleração da economia.
Teresa Damásio A educação e o emprego no desenvolvimento de África 17.01.2019 Teresa Damásio 191
África é cada vez mais apresentada, como um dos continentes com um futuro mais promissor e são várias as razões que sustentam esta análise.
Fernando Ilharco A velocidade das notícias verdadeiras e falsas 17.01.2019 Fernando Ilharco
Os serviços de informação sabem que as primeiras notícias sobre o estalar de uma crise, em geral, são falsas. E a partir daí, hoje em dia, a maioria das pessoas suspeita que continuem a sê-lo.
Armando Esteves Pereira A lei de Murphy confirmada no Brexit 17.01.2019 Armando Esteves Pereira
A separação britânica da União Europeia tem sido uma sucessão de desastres, confirmando que a lei de Murphy tem mesmo aplicação real. Tem faltado liderança e sabedoria aos responsáveis do Reino Unido para uma saída airosa.
Colunistas O desafio de transformar a Inovação 17.01.2019 José Oliveira 238
Inovar e investir em Portugal tornou-se atrativo para várias empresas, sobretudo devido ao incentivo gerado pelas medidas lançadas pelo Governo que permitiram iniciar um novo ciclo de investimento, que estimulou a criação de emprego e a diversificação da economia portuguesa.
Camilo Lourenço A minha também, Mário Nogueira! 16.01.2019 Camilo Lourenço 347
Eu gostava que o país tivesse professores com pensões de dois mil euros. Mas nem a economia produz riqueza para isso, nem os sistemas de segurança social, privado e público, aguentam esses valores.
Pedro Santana Lopes A melhor solução 16.01.2019 Pedro Santana Lopes 430
Foi um dos processos mais conseguidos, nos últimos anos, por uma União que tem andado, quase sempre, de falhanço em falhanço. Bruxelas e os 27 não podiam fazer mais do que fizeram.
Economia Social Código Cooperativo anotado - que contributos para o movimento cooperativo? 16.01.2019 Deolinda Meira 163
Nos últimos anos tornou-se evidente a necessidade de relançar o estudo do direito cooperativo e, desta forma, estimular o debate sobre concretos aspetos do regime cooperativo.