Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Colunistas
Notícias desta secção

Três perguntas

18.09.2020 Fernando Ilharco

Ser melhor profissional, desenvolver mais competências, ser um líder, um gestor, um técnico mais eficaz, não acontece naturalmente com o decorrer do tempo. A experiência, só por si, não melhora ninguém e pode iludir uma pessoa.

A PSP e a censura

18.09.2020 Manuel Falcão

Tenho a certeza de que o cidadão António Costa é um firme defensor da liberdade de expressão, e sei que cresceu num ambiente no qual a literatura e a poesia eram estimadas. Não tenho disto a menor dúvida.

Costa não perdeu a cabeça quando apoiou Vieira

18.09.2020 Bruno Faria Lopes

Uma breve revista de imprensa chega para ilustrar que o episódio da comissão de honra de Luís Filipe Vieira não foi um "erro" isolado. Foi uma de várias decisões que mostram o principal fracasso da sua governação, perante a passividade do Presidente da República: a incapacidade, voluntária, de melhorar a frágil qualidade institucional do país.

PS e Bloco estão a dar cabo do sistema bancário

17.09.2020 Camilo Lourenço

O contribuinte detém 25% do Novo Banco. Na conjuntura atual, essa participação não tem valor. Mas pode ter. Isto é, se o Novo Banco se tornar estruturalmente rentável (sem precisar de novas injeções de capital), a participação pode ser interessante.

Novo velho conflito de gerações

17.09.2020 Cristina Casalinho

Recentemente, num documentário dedicado à construção da nova biblioteca nacional da Finlândia, os seus responsáveis, ao descreverem o projeto, referiram a intenção de construção de um edifício destinado não a servir as necessidades das gerações atuais, mas das gerações futuras.

O futebol em crise e a política  

O apoio de António Costa e Fernando Medina à recandidatura de Luís Filipe Vieira no Benfica provocou justa indignação. A polémica foi tanta que o próprio presidente benfiquista, acossado em vários processos judiciais, veio afastar os políticos. Mas a tentação de os políticos usarem a projeção de futebol e de os dirigentes desportivos aproveitarem as ligações do poder é antiga.

Corrupção no Estado de direito

17.09.2020 Nuno Cardoso

A perceção da existência crescente de fenómenos de corrupção sistémicos e que o Estado, através das suas instâncias de controlo, não tem conseguindo prevenir, detetar e reprimir eficazmente, tem vindo a fazer crescer na opinião pública, a ideia de que todo o exercício de atividade política pressupõe a intenção de aproveitamento da coisa pública para fins privados, o que favorece a perda de confiança nos valores da democracia e fragiliza as instituições representativas dos poderes do Estado.

Criar um cluster tecnológico da saúde em Portugal

17.09.2020 Luís Todo Bom

Já defendi, em artigos anteriores, que o desenvolvimento duma estratégia de crescimento para o país devia seguir um processo de análise sistémica, suportada em clusters tecnológicos, construindo-se a partir destes, os vários instrumentos que fomentem esse crescimento.

Sufoco por conta

17.09.2020 Pedro Santana Lopes

Há sempre temas muito interessantes ou intensos para debater todos os dias. Seja da política, do desporto, da economia, da banca, de Trump, de Bolsonaro, de crime ou desastre natural.

"Back in the URSS"

16.09.2020 Paulo Carmona

O ministro tem razão num aspeto, onde a TAP pratica os preços exagerados que quer, privada ou pública, é nos mercados nos quais não tem concorrência, PALOP, Brasil e em parte EUA.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio