Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

A gestão do presente e do futuro

06.05.2020

Agora, através das janelas que abriu, continue abrindo portas, fazendo novos e redefinidos caminhos. É altura de sair, atento, em modo alerta. Trabalhe na sobrevivência, na sustentabilidade, no crescimento. Reforce o propósito, clarifique-o.

Bom propósito ou bom impacto?

18.02.2020

Pela história e pela ciência, sabemos que sobreviverá quem mais rapidamente se adaptar ao contexto e às suas exigências. Por isso, os programas de formação são cada vez mais dinâmicos nas abordagens e nos conteúdos.

Visão, urgência e formação

14.01.2020

Temos talento e sabemos desenvolvê-lo, mas não o estamos a usar nem todo o seu potencial. Estamos a exportar. Não seria mal se conseguíssemos estar neste mesmo mercado global - importando também talento de valor para as empresas e organizações em Portugal.

“Onde está a sua ambição?”

08.12.2019

Entre novembro e dezembro, à medida que se aproxima o final do ano, o frenesim aumenta nas organizações. Não é tão-só porque se aproxima o Natal, mas sobretudo porque se preparam planos e orçamentos para o ano seguinte e se caminha para fechar contas.

Conciliação para a retenção de talento

06.10.2019

Estamos a observar uma incapacidade crescente das empresas de reter talento porque querem gerir as pessoas de “hoje” com as ferramentas de “ontem”.

À rentrée

10.09.2019

A vida é feita de ciclos. Ciclos que são superiores, inferiores ou iguais a um ano. E as férias são, muitas vezes, marcos que definem o fim/início de um ciclo anual de trabalho ou estudo. Ao início de ciclos repetidos chamamos rentrée.

O lugar do líder é solitário?

11.08.2019

O muito que sabemos sobre liderança tem em comum o facto de o lugar do líder ser um solitário. Diferentes teorias, artigos e livros advogam que o líder, porque tem a última decisão ou porque não tem um par na organização, ocupa um lugar solitário.

“O poder da Visão”

14.07.2019

Nas empresas, também assistimos a lideranças inspiradoras, a que chamamos de lideranças carismáticas, que conseguem ver mais distante do que as outras pessoas, que conseguem mobilizar as competências e energias necessárias e que fazem caminhos não ousados por outros e conquistam objetivos extraordinários.

"O sentido de urgência e o longo prazo"

23.06.2019

Temos assistido ao sucesso de algumas empresas portuguesas, em particular a empresas exportadoras (onde se incluem as tecnológicas), que contrariam estas características culturais. E que tem feito um caminho de que todos nos orgulhámos. Mas são ainda poucas.

Como avaliamos o "fair play" das empresas?

19.05.2019

Deveríamos querer saber mais sobre a cultura das empresas, dos comportamentos e atitudes que as caracterizam e que é manifestado pelos seus líderes. Deveríamos estar atentos à consistência do que é comunicado para o exterior e querer saber mais sobre a estratégia e a sua execução.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio