Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Raul Vaz 28 de Dezembro de 2007 às 17:09

2007, ano Ulrich

No princípio deste ano, Jorge Jardim Gonçalves e Paulo Teixeira Pinto faziam uma entrada de leão numa assembleia do BPI. Corria a OPA e os homens fortes do BCP queriam mostrar união e força. Ontem, Jardim Gonçalves presidiu pela última vez ao conselho sup

  • Partilhar artigo
  • ...

No princípio deste ano, Jorge Jardim Gonçalves e Paulo Teixeira Pinto faziam uma entrada de leão numa assembleia do BPI. Corria a OPA e os homens fortes do BCP queriam mostrar união e força. Ontem, Jardim Gonçalves presidiu pela última vez ao conselho superior do banco que fundou e onde, ao longo do ano, se foi barricando para afastar o sucessor por si designado - o que viria a conseguir sem brilho ou glória.

Anteontem, estes dois homens viram o alvo da operação que ambos montaram dizer ao mercado quem é o novo presidente do BCP. Fernando Ulrich (a figura do ano nesta coluna) não só venceu Golias como teve engenho para lhe lançar uma tábua de salvação - alguns dos que rejeitaram a proposta de fusão já se terão arrependido. Ulrich fecha um annus mirabilis com o poder do bom senso, transmitindo um apoio decisivo à eleição de Carlos Santos Ferreira para a presidência do BCP. Porque se os accionistas que contam aceitam o nome proposto pelo accionista que decide, não podem querer condicionar a liberdade do eleito. Santos Ferreira tem todo o direito de escolher quem muito bem entende - sejam eles amigos do primeiro-ministro ou fãs do rato Mickey. Foi isso que Ulrich explicou a gente que não percebe o essencial das boas práticas: para se afastar o vício público da virtude privada é preciso escolher em todo e cada momento, sobretudo quando mais se sente o aperto. E se recorre, como agora, ao paizinho do costume, o Estado.

P.S. Bastou o nome de Eduardo Catroga ser hipótese para a Caixa para o PSD mandar às malvas os sagrados princípios da ética e da moral públicas. Já agora, uma sugestão: por que não Manuela Ferreira Leite? Era (é) uma grande escolha.

Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias