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[351.] Worten, Tide, Gillette, HP, Sisley, Comptoir des Cotonniers

Como qualquer actividade criativa, a publicidade tem a sua pequena parte de conteúdos de grande qualidade, outros assim-assim, um vasto território de anúncios desinteressantes - e o grupo dos anúncios irritantes. Caso do anúncio televisivo da Worten com...

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Como qualquer actividade criativa, a publicidade tem a sua pequena parte de conteúdos de grande qualidade, outros assim-assim, um vasto território de anúncios desinteressantes - e o grupo dos anúncios irritantes. Caso do anúncio televisivo da Worten com um jovem de ar apatetado sempre acompanhado do seu pensamento gráfico num equipamento qualquer. Caso do "spot" do detergente Tide com Rita Blanco, três jovens e um sutiã nojento.

Caso, também, de um anúncio de imprensa da Gillette em que sugere aos homens que usem, não um, não dois, não três, mas quatro produtos da marca para fazer a barba. O reclame, feio, precisou de mostrar a longa narrativa desse barbear comercializado, pelo que recorreu ao álbum fotográfico. Na primeira foto, o tipo parece estar no duche, feliz, usando o "exfoliante termo-activo", que "prepara". Depois, o homem "protege" a cara com "Gel Gillette Series" antes de usar a "Lâmina Fusion Power", mas este momento, o verdadeiro "acto de barbear", é o único que não se vê no portfolio. Na foto 3, novo produto, o "Hidratante Revigorante", que "hidrata" (não se menciona que "revigore"). O homem está com cara infeliz, quiçá por estar atrasado depois de um barbear tão longo.

O resultado teria de ser extraordinário, e é - há uma foto 4! Nela, percebe-se que ele chegou a horas ao seu destino matinal: na fotografia, uma mulher passa a mão pelo pêlo do homem. Onde? Dentro dum avião! Estão os dois em pé, no corredor de um avião e é ali mesmo que ela, com as costas da mão, acaricia a face perfeitamente escanhoada do tipo. Eis o sonho de qualquer homem: usar quatro produtos de barbear e receber depois um miminho na cara por uma mulher no corredor dum avião! No texto do reclame, os publicitários consideram ter mostrado o barbear em três passos "simples" e prometem: "100% Performance ou devolvemos o seu dinheiro". Não poderiam antes devolver o dinheiro da campanha à Gillette?

A HP faz um anúncio em que os recarregadores de cartuchos de tinta são mostrados como delinquentes ou pequenos criminosos: um boneco estilizado mostra um tipo de boné escondendo os olhos e mostrando à socapa uns cartuchos "remanufacturados" escondidos no blusão. O anúncio cita um estudo "encomendado pela HP" que mostra as desvantagens de usar cartuchos reenchidos. A explicação é bastante completa, mas faltou mencionar preços de cartuchos novos e em segunda mão. De facto, o negócio florescente do reenchimento de cartuchos de tinta para impressoras só existe porque os cartuchos novos resultam de um monopólio das marcas de impressoras e têm preços considerados muito altos pelos consumidores.

A Sisley anuncia na imprensa (o quê?, roupas e sapatos?) mostrando uma mulherzinha sentada no chão junto de um copo de vinho partido e o precioso líquido espalhado no chão. Ela tem uma rosa nas mãos, entre as pernas. O olhar dela é super-malévolo, mas não corresponde à personalidade do modelo, o que acrescenta a irritação provocada pela narrativa.

O prémio da semana para o anúncio mais irritante vai para Comptoir des Cotonniers, marca de roupa. Numa foto está "a mãe, Uta Wolf, consultora de design", noutra, "a filha, Ella Wolf, estudante". O texto mistura o português e o inglês. A mãe diz "I LOVE andar descalça", "I HATE coisas desafinadas". A filha diz "I LOVE tocar saxofone" e " I HATE não ter razão". E depois vem o francês: A mãe, a filha & la mode". Insuportável.

ect@netcabo.pt





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