Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Pedro Barbosa 27 de Outubro de 2009 às 12:05

50 Gurus da Gestão

"50 Gurus para a Gestão do Séc. XXI" é um livro que reúne, em cerca de 500 páginas de fácil acesso e navegação, um conjunto de súmulas das contribuições de uma selecção daqueles que foram considerados pelos autores - um conjunto de colaboradores do...

  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
"50 Gurus para a Gestão do Séc. XXI" é um livro que reúne, em cerca de 500 páginas de fácil acesso e navegação, um conjunto de súmulas das contribuições de uma selecção daqueles que foram considerados pelos autores - um conjunto de colaboradores do semanário "Expresso" - os gurus da gestão.

A obra é uma evolução de outros conceitos já avançados por Jorge Rodrigues, oferecendo a cada autor cerca de 8 páginas, onde se resume a influência deste e dos seus trabalhos e se publica uma entrevista com o mesmo, com um óbvio enfoque na matéria técnica de cada um destes. Trata-se de uma forma alternativa de abordar e resumir contribuições normalmente detalhadas em livros e relatórios próprios.

Como qualquer colectânea, a escolha dos autores e temas é absolutamente subjectiva. Embora pareçam faltar contribuições importantes, a compilação é equilibrada e interessante, havendo um maior investimento em nomes que representam mais tendências do que gurus. Destaque-se contudo que, 4 anos volvidos, já fazia sentido uma nova e reformulada edição, com contribuições recentes de grande relevância para gestão do século 21 (Gladwell, Taleb; Friedman e tantos outros). O livro está organizado por cinco grandes temas: futuro, globalização, inovação, capital humano e marketing.

Este formato é interessante para os que procuram uma colectânea de mini-resumos, que potencie a descoberta de autores e aquisição das suas obras noutro momento; é um livro também interessante como formato de consulta, embora os conteúdos online sejam claramente uma opção mais célere e económica. Esta obra não é destinada aos que pretendem a partir dela realmente criar valor com conteúdos dos gurus, aprofundando conhecimentos ou abrangendo novas áreas da gestão. Neste capítulo, trata-se de um formato excessivamente redutor.

*Docente do IPAM
pbarbosa@gmail.com






Autor:
Jorge Nascimento Rodrigues (+3)
Data Original: Novembro 2005
Frase: " Dos Gurus às tendências "
Keywords: Guru; Gestão; Compilação; Súmula; Dicionário de Management; Colectânea;
Apreciação: ***

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Mais lidas
Outras Notícias