Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
João Quadros 20 de Março de 2015 às 09:47

A lista de Núncia

Depois de o primeiro-ministro ter garantido cinco vezes na Assembleia da República que a lista VIP das finanças não existia, e o secretário de Estado Paulo Núncio ter confirmado, eis que a tal lista afinal existe e os efeitos já se fizeram sentir.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 10
  • ...

 

Depois de o primeiro-ministro ter garantido cinco vezes na Assembleia da República que a lista VIP das finanças não existia, e o secretário de Estado Paulo Núncio ter confirmado, eis que a tal lista afinal existe e os efeitos já se fizeram sentir. O director-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), António Brigas Afonso, demitiu-se. Portanto, a lista é VIP, mas só se demite o mexilhão.


O "spin" governativo já está a dar a volta ao assunto. Para começar, a existência da lista VIP que foi negada pelo PM, pois seria muito grave, agora que existe, querem fazer parecer que é normal e até uma bela ideia. Depois, querem que acreditemos que foi um miserável quadro das finanças que se lembrou de fazer a lista VIP sem dizer nada a ninguém. Pois, aposto que também criou uma lista de gajas boas. Alguém acredita que o desgraçado fez a lista sem dizer nada ao chefe? Não me digam que um pobre quadro do Fisco estava muito preocupado com os VIP. Só se o "Fama Show" está a dar cabo deste país.


Um problema é que, entretanto, o director-geral diz que ele também não é responsável nem mandou fazer a lista, nem conhece quem tenha mandado. Estamos perante uma lista que surgiu de geração espontânea, um pouco como o Novo Banco. Maria Cavaco ainda vai dizer que a lista era o terceiro segredo de Fátima.


Ultimamente temos ouvido estranhos conceitos como: lista VIP das finanças, um PM que foi convidado pelo Fisco a pagar, provavelmente vamos descobrir que os VIP têm cartão e garrafa da Segurança Social. Porque a verdade é que, até agora, já sabemos que a lista VIP dá direito a protecção especial e descontos, se calhar também sorteiam um Audi. Só deixo um conselho: não façam concursos de palpites de futebol com essa lista que a Manuela Ferreira Leite ganha sempre.


A meu ver, esta lista VIP é um escândalo que devia fazer rolar cabeças e não a pobre cabecinha do Brigas. Ter uma lista destas é como chegar ao restaurante e ter sala privada porque sou VIP, mas somos todos clientes e donos do restaurante e somos obrigados a ir lá almoçar e jantar. A lógica desta gente é a mesma de alguns jornais: filho do indivíduo que assalta a loja é foto completa do miúdo, filho do VIP no supermercado é cara tapada. A lógica da lista VIP é a habitual: há cidadãos de categoria A e D. Porque o funcionário das finanças não pode aceder ao ficheiro do PM, mas pode aceder ao da ex-namorada, do vizinho que estende a roupa molhada, ou da próxima que ele quer papar. Não podem existir listas, muito menos feitas com estes critérios que ninguém sabe definir, porque podem fazer outras e o céu é o limite. Apetece perguntar, que mais listas VIP tem este Governo?


O que mais me impressiona é que, mesmo estando na lista VIP, Passos Coelho não pagou. Só dão mau nome aos VIP. 

 

 

_____________________


Top 5

 

VIPS


1 TAP festeja 70 anos - Parabéns à TAP - que pena não caberem 70 velas no panado do costume.


2 Pedófilos vão ter de dizer à polícia onde estão nos próximos 20 anos - estima-se que não haverá crianças em 2035.


3 Sindicato dos Jornalistas repudia insulto de advogado de Sócrates - e crónica do arquitecto Saraiva sobre Marta Leite e Castro e declarações de José Rodrigues dos Santos sobre gregos paralíticos.


4 Eleições antecipadas israelitas dão um quase empate entre os dois principais partidos - vão ter de fazer um muro para separar os eleitores.


5 Passos recomendou a Salgado que reestruturasse dívida do GES - Salgado recomendou a Passos que pagasse as dívidas da Segurança Social.

 

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Mais lidas
Outras Notícias