Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião

Abriu a caça às PME

O Governo anunciou uma linha de crédito de 400 milhões de euros para apoiar as PME, complementando outra, de 750 milhões, criada em Julho deste ano (o que diz bem da popularidade destas medidas). Manuela Ferreira Leite, numa das poucas pistas quanto ao programa do PSD, não quis ficar atrás e também anunciou apoios às PME. Não se conhecem detalhes das medidas de Ferreira Leite. É até possível que nem ela saiba (ainda) o que vai fazer.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 7
  • ...
Não se conhecem detalhes das medidas de Ferreira Leite. É até possível que nem ela saiba (ainda) o que vai fazer. Provavelmente porque quis, com o anúncio antecipado (ainda que vago) da medida, tirar iniciativa ao Governo.

Fica bem à classe política preocupar-se com as PME. O problema é que não é seguro que linhas de crédito bonificadas (ou benefícios fiscais) sejam uma boa solução para tornar as PME competitivas. Porque corremos o risco de lhes inocular o vírus das "ajudas do Estado", em que as grandes empresas se viciaram; e porque elas têm sempre um custo para o "Zé pagante", isto é, o contribuinte (o que pensará António Borges do que disse Manuela?). Por outro lado, ninguém avaliou até hoje a relação entre os benefícios concedidos a este, ou outro, tipo de empresas e o resultado final dessas ajudas (perdão, despesas; porque de despesas se trata). O que, bem vistas as coisas, até se compreende: imagine o leitor se a contabilidade final confirmasse que o Estado não tem feito outra coisa senão torrar dinheiro em apoios às empresas.

Sem resultados relevantes.

Ver comentários
Mais artigos de Opinião
Ver mais
Outras Notícias