Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Marco António Oliveira marcoantmoliveira@gmail.com 15 de Outubro de 2009 às 10:44

Arrefecimento Global

Tem subsistido uma forte expectativa de uma importante correcção ao já bem extenso movimento ascendente em vigor desde Março. Contudo, os Mercados Financeiros poderão fazer novamente aquilo em que são tão hábeis: surpreender a maioria...

Tem subsistido uma forte expectativa de uma importante correcção ao já bem extenso movimento ascendente em vigor desde Março. Contudo, os Mercados Financeiros poderão fazer "novamente" aquilo em que são tão hábeis: surpreender a maioria e simplesmente não ocorrer tal correcção. Apesar das fortes subidas, é uma hipótese a considerar - tanto mais que já ocorreu no passado - os índices simplesmente lateralizarem por um período prolongado de vários meses sem chegar a corrigir significativamente. O mercado marcando passo enquanto a Economia confirma o que os índices já anteciparam.

Um tal período deveria ser acompanhado por um decrescimento considerável da liquidez e da volatilidade. O que na realidade já começou a ocorrer, ainda que numa escala muito ténue. Muito embora os actuais volumes e volatilidade sejam inferiores aos dos últimos meses, em termos históricos persistem em níveis bastante elevados. Por enquanto, os mercados continuam em "bull mode" e sinais de alarme concretos, do ponto de vista, técnico continuam a não existir. Inclusivamente esta quarta-feira o S&P realizou novo máximo relativo esclarecendo de que lado está o domínio dos índices.

Por cá, o PSI20 chegou agora perto de uma das suas zonas mais relevantes. Deixando já bem para trás a fasquia dos 8 mil pontos, o índice está agora a completar uma "bandeira de alta" que vinha desenhando desde Março e poderá encontrar agora junto dos 9 mil pontos - também topo de uma consolidação em 2008 - algum nível de resistência.

































Completando já sete meses de subidas, o S&P500 realizou novo máximo relativo esta quarta-feira esclarecendo que o domínio continua a ser Bull.






























O PSI20 completa agora uma "bandeira de alta" que vem desenhando desde Março, uma vez chegado à zona dos 9000pts.

Nota: as análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio