Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Alexandre Real 05 de Julho de 2015 às 17:51

As novas tendências da Logística

Os "stakeholders" cada vez mais serão exigentes ao nível da sustentabilidade económica e ecológica. A logística será omnicanal e existirá uma concorrência inesperada, como, por exemplo, uma tendência para a UBERização da logística.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

Tendo em consideração que a economia está em constante restruturação, que existe uma revolução tecnológica contínua e que os padrões de crescimento são assimétricos. Se juntarmos ainda ao contexto anterior, instabilidade no preço das várias fontes de energia, estagnação da procura e ainda instabilidade geopolítica, afigura-se como muito desafiador os anos vindouros para a logística.

 

E quais serão as novas tendências da logística para os próximos anos?

 

Haverá um crescimento contínuo do e-commerce para o qual as empresas de logística terão de se preparar e ainda um maior aumento do m-commerce que segundo o portal da Hipersuper "a projeção da taxa média de crescimento anual 'multipaís' para o período entre 2013 e 2016 é de 42% para o comércio eletrónico via dispositivos móveis (m-commerce), contra 13% para o total do comércio eletrónico (e-commerce). Consumidores preferem comprar através de aplicações".

 

Os "stakeholders" cada vez mais serão exigentes ao nível da sustentabilidade económica e ecológica. A logística será omnicanal e existirá uma concorrência inesperada, como, por exemplo, uma tendência para a UBERização da logística.

 

O crescimento do "fair trade" ou comércio justo também ditará novas exigências ao setor da logística. Passaremos também de uma lógica de logística dependente de uma  encomenda/compra para uma logística de antecipação.

 

Em termos empresariais os operadores logísticos terão de ser mais flexíveis e terem em consideração uma maior "compliance". Os mesmos operadores terão de estar mais bem preparados para operações colaborativas e parcerias estratégicas que se consubstanciem em sinergias operacionais.

 

Os próximos anos também serão desafiadores para o capital humano logístico pois existirá uma maior necessidade de capacitação de recursos humanos ao nível das competências técnicas, comportamentais sistémicas. Além da tendência para a certificação dos profissionais da logística, os mesmos deverão saber trabalhar em equipa e as equipas de logística serão flexíveis.

 

Gestor e Professor Universitário

 

Este artigo está em conformidade com o novo Acordo Ortográfico

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Mais lidas
Outras Notícias