Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Paulo Miguel Martins 01 de Julho de 2010 às 15:03

Assumir novas funções

A mobilidade interna e a mudança de funções criam novos desafios. Saiba como enfrentá-los através dos exemplos de dois filmes. A chegada do Verão pode significar uma época de reajustamentos na função que se desempenhava até aí.

  • Partilhar artigo
  • 5
  • ...


A mobilidade interna e a mudança de funções criam novos desafios. Saiba como enfrentá-los através dos exemplos de dois filmes.


A chegada do Verão pode significar uma época de reajustamentos na função que se desempenhava até aí. Por um lado, apoiando algum colega que tenha ficado sobrecarregado com a ausência de um terceiro elemento, ou pode acontecer que, aproveitando a partida de férias, lhe seja anunciada alguma nova tarefa que passará a assumir ao regressar.

Conceitos como mobilidade interna e rotatividade de funções, explicam, também, por que razão pode uma pessoa ser confrontada com mudanças no seu posto de trabalho, para já não referir aquelas que derivam de opções pessoais, em que o indivíduo arrisca mudar de emprego ou se vê confrontado com essa imposição.

Assumir novas funções é sempre um desafio que convém enfrentar tendo em conta alguns aspectos: são úteis os conhecimentos adquiridos e a sua experiência deve ser aplicada às novas situações laborais. Vale a pena contar com as atitudes que resultaram e que podem ser repetidas, fomentando as capacidades que conduziram a bons desempenhos.

Além disso, é necessário procurar conhecer o melhor possível o novo trabalho. É essencial ouvir os colaboradores que há mais tempo lá estão. A experiência deles, quer negativa ou positiva, será essencial na avaliação das decisões que vier a tomar.

Por fim, deve concentrar-se nessas novas funções, evitando distracções e pensamentos laterais sobre hipotéticas alternativas que não se concretizaram. Para além do desgaste pessoal, retiram força e objectividade ao enfrentar as questões reais que se apresentam nesse novo posto.

Se qualquer mudança é um risco, é também uma altura para novas oportunidades.




Ver comentários
Mais artigos de Opinião
Ver mais
Outras Notícias