Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Paulo Querido paulo@querido.pt 28 de Maio de 2012 às 23:30

Bankia, juros, regiões, euro: Rajoy acorre a todas as frentes

Tópicos - as palavras que fazem as notícias do mundo

  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
1. Bankia, juros, regiões, euro: Rajoy acorre a todas as frentes
Enérgico, o primeiro-ministro espanhol iniciou a semana acorrendo às várias frentes do "incêndio" que ameaça Espanha. Em regra avesso a declarações aos jornalistas, Mariano Rajoy convocou ontem uma conferência de Imprensa de surpresa - a primeira em que enfrentou sozinho as câmaras. Insistiu em esclarecer que não há relação entre a subida do risco e a crise do Bankia.

E foi taxativo: "não vai haver nenhum resgate à banca". Se não há relação, parece. De regresso à Bolsa, o Bankia esteve ontem a 1/4 do seu valor e fechou a sessão com cada acção a valer 1,57 euros. Isto no dia em que os juros da dívida espanhola bateram recordes.

Noutra frente, Rajoy assegurou que "nenhuma instituição espanhola está em queda" e defendeu as regiões: "o governo responde pelas autonomias, sejam estas governadas por quem forem". E ainda mandou recado à União: "a Europa deve agir com a ideia de que o euro é um projeto irreversível".



2. TONY BLAIR
Não, não é o regresso à política do antigo primeiro-ministro. Tony Blair está nas manchetes por piores razões. Foi interrogado pela Comissão Leverson, que investiga os laços entre a política e os media britânicos. Blair admitiu proximidade com Murdoch, mas negou quaisquer tratamentos de favor. "Não senti nenhum tipo de pressão por causa dos interesses comerciais de Murdoch. Decidimos mais coisas contra ele do que a seu favor".



3. David Cameron
Respondendo às preocupações com a falta de empreendedorismo que estará a afetar a economia britânica, o primeiro-ministro lançou um sistema de empréstimos para jovens entre os 18 e os 24 anos. Intitulado - desinspiradamente - "StartUp Loan", o programa dispõe de uma linha de crédito de 82,5 milhões de libras (103 milhões de euros). Cameron espera ainda combater o desemprego naquele grupo etário, que conta com mais de um milhão de desempregados.




"Tópicos" é uma ferramenta do Negócios que faz pesquisa inteligente das notícias de economia mundiais. Consulte e saiba mais em www.negocios.pt


Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Mais lidas
Outras Notícias