A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Paulo Querido paulo@querido.pt 21 de Dezembro de 2010 às 11:29

BCE lidera a resistência financeira

Tópicos as palavras que fazem as notícias do mundo

  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
1. BCE lidera a resistência financeira
Em tempos de instabilidade financeira, o Banco Central Europeu procura poupar. Na semana passada comprou apenas 603 milhões de euros de dívida soberana, muito abaixo dos 2.670 milhões da semana anterior. Foi a compra mais pequena desde Outubro. Jean-Claude Trichet conhece a importância de poupar para melhor resistir ao cerco da crise, que não se sabe quanto tempo pode durar.

Não é uma crise do euro "mas sim uma crise da estabilidade financeira", sublinhou numa entrevista à Europe 1. Considera "absurda" a ideia de abandonar a moeda única. O problema está na credibilidade política de alguns países. A Irlanda, por exemplo. Numa nota publicada no site, o BCE afirma que eventuais falhas na legislação da ajuda de 85 mil milhões de euros podem colocar em causa o sistema do euro e impedi-lo, ao BCE, de fornecer garantias de financiamento. Se não é a moeda, é o sistema. E vice-versa.


2. Lehman Brothers
Ah, a crise. Por causa dela o banco JP Morgan desistiu de erguer um arranha-céus na City londrina para albergar o seu quartel-general na Europa. Optou antes por 2 edifícios, um dos quais a antiga sede da Lehman Brothers no distrito financeiro Canary Wharf. Lehman Brothers que continua a fazer vítimas. A Ernst & Young vai ser processada pelo governo americano pela sua envolvência na falência.


3. Península coreana
As vagas de frio que assolam a Europa e o Nordeste dos EUA explicam a subida das ações de energia na Europa e também nas deprimidas praças asiáticas. Mas a subida da tensão na península coreana mantém o investimento fraco. Enquanto for só isso... O problema é que as duas Coreias podem entrar em guerra. Nuclear, dizem a Norte. Convinha que China e Rússia puxassem pela trela do Grande Líder.


“Tópicos” é uma ferramenta do Negócios que faz pesquisa inteligente das notícias de economia mundiais. Clique aqui e saiba mais
Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Mais lidas
Outras Notícias