Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Marco António Oliveira marcoantmoliveira@gmail.com 24 de Setembro de 2009 às 12:00

Bulls Frente-a-Frente

Os mercados sobem há 6 meses de uma forma extremamente fulgorosa chegando mesmo a passar a mensagem de que se assiste a uma subida nos mercados financeiros sem precedentes. Como compara realmente a actual subida com outras grandes recuperações nos mercados?

  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
Os mercados sobem há 6 meses de uma forma extremamente fulgorosa chegando mesmo a passar a mensagem de que se assiste a uma subida nos mercados financeiros sem precedentes. Como compara realmente a actual subida com outras grandes recuperações nos mercados?

Se nos limitarmos aos cenários de recuperação após severos e prolongados Bear Markets, encontramos no S&P500 dois casos equiparáveis: 1974/75 e 2003. Se alargarmos um pouco o critério poderemos somar o movimento de 1982/83. Destes três casos, é o primeiro aquele que mais se aproxima do presente movimento ascendente em termos globais, muito embora fique um pouco aquém seja em termos de ritmo de subida sejam em termos de extensão, se considerarmos o impulso até ao primeiro movimento de correcção expressiva. A subida de 1982/83 é contudo bastante semelhante à actual ocorrendo contudo após um Bear Market bem mais moderado, o que o distancia um pouco do caso presente.

Finalmente temos o paralelo de 2003 – aquele que naturalmente estará ainda na memória de muitos dos investidores actuais e portanto constitua para eles das mais importantes referências - onde o índice numa primeira fase subiu de forma bastante semelhante, tendo contudo abrandado entretanto o ritmo de subida e assim que entramos em 2004 tenha iniciado um movimento ligeiramente correctivo que se prolongou por vários meses.
No entanto, convém notar que o resultado de uma comparação deste tipo varia consideravelmente conforme o índice que tomamos por referência. Em particular no último exemplo - o Bull de 2003 - onde dispomos de uma base de índices bem mais alargada, fica a nota para outros dois índices: se tomarmos o DAX por referência, a actual subida não consegue superar a que ocorreu em 2003 no índice seja em vigor seja em extensão; já no PSI20, a actual subida está a ser mais rápida mas em termos de extensão só agora se aproxima da verificada em 2003 até ao primeiro momento de correcção/consolidação significativa.


Legenda para S&P500:
































No S&P500, o movimento que mais se aproxima do actual diz respeito ao Bull Market de 1974 a 1976, muito embora perca o frente-a-frente por alguma margem.

































































Nota: as análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias