João Quadros
João Quadros 05 de setembro de 2014 às 10:14

Cherne de rabo entre as pernas

A Rússia deixou, por instantes, de olhar para a Ucrânia e virou os dentes para Durão Barroso. Depois de Durão ter confidenciado, a meio mundo, que Putin lhe teria dito ao telefone que, se quisesse, invadiria Kiev em duas semanas, a resposta russa não tardou.

 

A Rússia deixou, por instantes, de olhar para a Ucrânia e virou os dentes para Durão Barroso. Depois de Durão ter confidenciado, a meio mundo, que Putin lhe teria dito ao telefone que, se quisesse, invadiria Kiev em duas semanas, a resposta russa não tardou. O embaixador russo, junto da União Europeia, Vladimir Chizhov, fez um ultimato: "O presidente da Comissão Europeia tem um dia para se retratar publicamente e retirar as citações atribuídas a Putin, ou..." eles invadem Kiev em 15 dias, era o meu palpite. Mas não. Os russos ameaçam dar a conhecer a gravação da conversa telefónica entre Putin e Barroso!... Porque será que isto soa como uma ameaça a Durão? O que terá dito Durão Barroso durante aquela conversa telefónica para que isto soe a ultimato? Será que Barroso cantou o hino da Alemanha só com arrotos?! É tudo muito estranho.


Para começar, custa a acreditar que Putin tenha dito a Barroso que, se quisesse, invadiria Kiev em 15 dias. Conhecendo a fanfarronice do Putin, na melhor das hipóteses, diria que invadiria Kiev em 15 minutos, "todo nu só com uma catana". Por outro lado, todos sabemos que Durão adora aparecer; adora fingir que é grande e que se dá com os enormes. E que sabe coisas que os outros não sabem. Barroso é um mitómano no lugar ideal para isso. Provavelmente, o que Putin lhe disse é que daqui a duas semanas ia comprar uns boxers à prova de ursos, a Kiev. Durão é o "Nosso Homem em Havana" em Bruxelas. Um vendedor de aspiradores em pó capaz de provocar uma guerra. Barroso já ajudou a começar a guerra do Iraque, agora quer fazer o mesmo com a III guerra mundial. Devia ganhar o prémio Nobel contra a Paz.


Vladimir Chizhov não poupou Durão Barroso, agora conhecido como "porteira da Comissão Europeia", e foi claro: "Estou convencido de que partilhar informação de conversas confidenciais, a este nível, vai muito para além do que é geralmente aceite nas relações diplomáticas." Vladimir terá adiantado que Putin está tão chocado com a revelação de conversas privadas que, hoje, não almoça com o Snowden. E consta que já avisou Barroso que têm um míssil intercontinental apontado ao jornal Observador.


Não sei se Durão está a ir por bom caminho. Os russos não são flor que se cheire. Barroso nunca mais pode comer uma sopa sem que lhe saiba a polónio 210 e, mais grave, os russos andam com a febre da anexação e vamos ter problemas. Ainda agora saiu a troika e já há ditadores de olho em nós. Acho que o Presidente da República devia fazer uma declaração, a deixar bem claro que Portugal não tem nada a ver com o Durão Barroso. Ele ser português, afinal, nunca nos deu jeito. Só nos trouxe chatices. Estamos por um fio. Se calha o cão do Obama dar uma dentada no embaixador russo, vamos ter um Outono nuclear em Portugal. Entre isso e as primárias do PS, venha o Putin e escolha.

 

 

__________________________

 

TOP 5
Conversas privadas

 

1 Ministro da Economia, António Pires de Lima, disse: Segurança na TAP nunca esteve em causa e "especulações são injustas". Fujam para as montanhas, isto é um "a TAP está sólida."


2 Comissão fiscalizadora do PS não detectou irregularidades no pagamento de quotas - com estes que a terra há-de comer e depois ir pagar quotas. O PS conseguiu dar mau nome às primárias. Ficamos escaldados.


3 Pressionada por pastor evangélico, Marina Silva muda plano de governo - se a Marina for eleita, em vez de impostos vão pagar dízimo.


4 Ministra da Justiça acha normal um tribunal funcionar num contentor - é a justiça em conserva. É super-turístico. Devia trocar os carros da polícia por tuk tuk.


5 Passos Coelho viajou na Ryanair para Bruxelas - bem sei que nas "low cost" o bilhete é barato, os passageiros não têm direito a nada, e viajam em condições mínimas, mas, isto, acho um abuso.

 

pub

Marketing Automation certified by E-GOI