Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Fernando Sobral - Jornalista fsobral@negocios.pt 05 de Dezembro de 2011 às 23:30

Frankenstein e Drácula

Em 1931 a ficção europeia emprestou a Hollywood dois dos seus monstros clássicos: Frankenstein e Drácula. No meio da sua maior crise económica os americanos precisavam de perceber do que tinham mesmo medo.

  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...
Em 1931 a ficção europeia emprestou a Hollywood dois dos seus monstros clássicos: Frankenstein e Drácula. No meio da sua maior crise económica os americanos precisavam de perceber do que tinham mesmo medo. Agora que os europeus têm medo do que não conseguem entender, como o que vai na cabeça da elite alemã, talvez esteja na hora de chamar Frankenstein e Drácula de volta a casa.

A Europa é, neste momento, a casa de todos os medos e horrores. Bruxelas usa a táctica do medo. A isso a Alemanha junta a da dor. Bruxelas já avisou que a Europa se poderá desintegrar a menos que os seus líderes cheguem a acordo esta semana. É a política do terror clássico: quem tem medo deve assinar o primeiro papel que se lhe apresente. O problema é que Angela Merkel quer poderes ditatoriais para fiscalizar os orçamentos dos países pecadores. Ou seja, em troca de uma fatia de democracia, Merkel promete um cheque.

Não admira que a revolta latina comece a estar em marcha. Escute-se, em França, Le Pen ou o socialista François Hollande quase a dizerem o mesmo, e na própria Alemanha, o ex-chanceler Helmut Schmidt, a dizer que esta política levará ao isolamento alemão e à irrelevância europeia entre Washington e Beijing. É por isso que, neste contexto, a voz de Pedro Passos Coelho começa a ser de barítono ligeiro. Para ele a culpa é nossa porque somos um país indisciplinado e colocamos os outros em risco. Merkel não diria melhor. A elite política portuguesa deve transportar a canga da sua culpa. Mas a Alemanha não está isenta do colapso do sul da Europa. Frankenstein e Drácula não nasceram de um acaso.


Ver comentários
Saber mais opinião
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias