Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Pedro Barbosa - Docente do IPAM 13 de Maio de 2014 às 19:31

"Habit Stacking"

Quantos livros conseguimos ler no mesmo dia? Teoricamente, muitos. Na prática? Poucos. Muito, muito poucos. E só por isso este livro já merece pódio.

  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

 

A nova obra de S. Scott situa-se algures entre um livro de gestão e um manual de auto ajuda, o que exige uma leitura que separe uma série de insights interessantes, relevantes e cujos impactos podem melhorar a nossa vida e daqueles que trabalham connosco ou para nós de outros que são mais teóricos e parecem ter sido escolhidos para surpreender (ou para perfazer uma listagem com um número apetecível como o noventa e sete).

 

O princípio do autor é de que é fácil melhorar a forma como vivemos - tanto pessoal como profissionalmente - com uma série de pequenas mudanças, mas que mesmo sabendo quais são, dificilmente o conseguimos fazer, porque é mais fácil fazer uma grande mudança do que um conjunto grande de pequenas melhorias ao mesmo tempo.

 

Neste registo, o livro propõe uma metodologia que mistura os princípios da melhoria incremental com o estabelecimento de rituais, que se repetem escrupulosamente todos os dias. O modelo propõe a adopção de pequenas melhorias diariamente, que devem ser respeitadas sem excepção, sendo alegadamente muito mais fácil desta forma fazer a desejada metamorfose.

 

Este framework é curioso, porque usa o principio do funtamentalismo da melhor forma, fragmentando o hábito em unidades tão pequenas que acabam por não custar fazer…. Até que entram na nossa rotina e podemos incorporar mais.

 

Trata-se de um livro com insights interessantes e que não posso deixar de recomendar. Para quem tem mesmo pouco tempo, no entanto, não se trata de um registo prioritário.

 

 

 

 

Autor: S. Scott
Data Original: Abril 2014
Frase: "97 Small Life Changes That Take 5 Minutes or Less"
Keywords: Small Changes, step improvements, life upgrade
Apreciação: ***

 

 

 

 

 

Docente do IPAM e Porto Business School

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias